A feira tem cerca de 70 postos gastronómicos, que expõem produtos de fabrico tradicional (queijos, enchidos, vinhos e pão) cujos protagonistas são as próprias associações e empresas que continuam a fabricar este produto.
Este evento proporciona a experiência de degustar menus gastronómicos elaborados pelos produtores de queijo participantes na feira. Estão presentes produtores da AREQ – Associação Rota Europeia do Queijo, Queijarias da Beira Baixa, Queijos DOP Nacionais e artesãos locais.
Será também a oportunidade de conhecer o projeto Escolas do Queijo, uma iniciativa do território Beira Baixa focado num património imaterial, o queijo, envolvendo mais de 200 alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho do Fundão, que irão apresentar os seus queijos na Feira.
Neste evento, o visitante pode assistir a sessões de cozinha ao vivo, dinamizadas por chefes de renome nacional, aprender a fazer queijo, assim como degustar produtos locais e comprar diretamente ao produtor.
Para além de queijos, os expositores também terão para venda tapas, pitéus, lambarices e petiscos e ainda pratos combinados. Esta iniciativa conta igualmente com dois espaços de atividades: a aula de cozinha, onde se irão realizar demonstrações de cozinha ao vivo por chefes da cozinha nacional e da Escola Profissional do Fundão, com acesso livre; o Laboratório do Gosto, onde se terão lugar atividades sensitivas gastronómicas, através de Catas de Queijos, Provas de Vinhos e degustação de outros Produtos Regionais.
Como é habitual durante o percurso pedestre Rota da Pastorícia serão realizadas atividades de ordenha, visita e passeios com rebanhos, fabrico artesanal de queijo e de travia, provas de queijos, tosquia e o almoço da pastora.
Haverá, ainda, um espaço dedicado às crianças, onde se irão efetuar Ateliês dos Pequenos Queijeiros e jogos tradicionais, num evento que decorrerá de acordo com o seguinte programa:
PROGRAMA:
Sexta-feira, 18
18h00 – 22h00 – Abertura Oficial, com visita aos Stands Queijeiros, ao espaço DOP, ao espaço Escolas do Queijo, ao espaço AREQ – Rota Europeia do Queijo, Laboratórios do Gosto pelo Clube de Culinária do Externato de Alpedrinha e Aula de Cozinha pela Escola Profissional do Fundão
Animação por Tokikanta e Grupos Locais de bombos e concertinas
22h00- Atuação do projeto musical Maria Monda
Sábado, 19
10h00 – 22h00 Animação pelos grupos Bordões da Beira, Grupo de Gaitas-de-Beiços da Rapoula, Trio de Alisio Saraiva
10h00 – 12h00 Ateliês dos Pequenos Queijeiros
10h30 – 12h30 Laboratórios do Gosto (Catas de queijos, provas de vinhos e degustação de produtos locais presentes na Feira)
11.30h – 13h00 Aula de Cozinha pela Escola Profissional do Fundão
15.00h – 18h00 Ateliês dos Pequenos Queijeiros
15h00 – 17h30 Laboratórios do Gosto (Catas de queijos, provas de vinhos e degustação de produtos locais presentes na Feira)
16h30 Apresentação e arrematação dos queijos do projeto Escolas do Queijo
18h30 Aula de Cozinha – Tapas, pitéus, lambarices e petiscos com queijo, pelo Chef Joe Best
22h00 Atuação do projeto musical Orquestra Típica Albicastrense
Domingo, 20
8h30 – 12h00 Percurso pedestre Rota da Pastorícia | Inscrições em www.descobrindo.pt
10h00– 12h00 Ateliês dos Pequenos Queijeiros
10h30h – 13h00 Laboratório do Gosto (Catas de queijos, provas de vinhos e degustação de produtos locais presentes na Feira)
11h30 – 13h00 Aula de Cozinha de Sobremesas – “Cerejas com queijos, sabem a beijos!”, pelo Chef Joe Best
13h00 Arrematação dos queijos do projeto Escolas do Queijo
14h00 Encontro Etnográfico
Rancho Folclórico do Grupo Cénico da Cela (Alcobaça); Rancho Folclórico Os Pastores do Açor (Castelejo); Rancho Folclórico da Casa do Povo da Fatela; Rancho Folclórico da Soalheira
14h00 – 17h00 Ateliês dos Pequenos Queijeiros
15h00 – 17h30 Laboratório do Gosto (Catas de queijos, provas de vinhos e degustação de produtos locais presentes na Feira)
18h00 Entrega dos Prémios para Melhor Stand Queijeiro e para o Melhor Queijo Tradicional.