Judaica – Mostra de Cinema e Cultura regressa a Belmonte

A partir de hoje e até ao próximo domingo o concelho acolhe, pela quarta vez, uma extensão desta mostra de cinema e cultura.

A apresentação, em livro, das comunicações feitas na edição do ano passado sob o tema “Belmonte, Inquisição, Criptojudaismo, Marranismo” dá o pontapé de saída para um conjunto de atividades que se prolonga por três dias.

Da programação cinematográfica destaque para a apresentação dos filmes “O Último Voo de Petr Ginz”, uma história sobre um rapaz com uma extraordinária expressão criativa, “Negação”, conta a história de um julgamento que causou grande impacto para o povo judeu e ainda “O Jardim da Esperança”, a partir dos diários não publicados de Antonina Zabinska em que é contada a história verídica desta mulher que, com o marido, salvou 300 judeus do gueto da cidade após a invasão nazi da Polónia.

Durante esta quarta edição da “Judaica” vai também ser apresentado o trabalho “Meus Amigos Judeus”: os últimos cripto-judeus de Portugal. Um trabalho onde é apresentada a comunidade de Belmonte e que continua a cumprir os rituais herdados dos seus antepassados.

O programa pode ser acedido aqui.




Conteúdo Recomendado