Espaço do Cidadão e balcão da Câmara facilitam atendimento municipal na Guarda

Os cidadãos residentes na zona da Garda-Gare, na Guarda, dispõem desde ontem de um Espaço do Cidadão e de um balcão de atendimento da Câmara Municipal, que evita deslocações ao centro da cidade.

O novo espaço, instalado no edifício do Centro Cultural e Social de São Miguel, nas instalações da ex-Junta de Freguesia de São Miguel, foi inaugurado pelo secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa.

Naquele local, os munícipes podem tratar de assuntos relacionados com a administração central e da administração local, uma vez que funciona um Balcão de Atendimento da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados.

Segundo o presidente da câmara da Guarda, Álvaro Amaro, a partir desta quarta-feira, os cidadãos residentes naquela área da cidade e também em freguesias limítrofes, já não têm que se deslocar ao centro da cidade para tratarem de determinados assuntos relacionados com instituições do Estado ou com a autarquia, ficando com a vida mais facilitada.

“Um dos eixos que me norteará até ao último dia em que eu seja presidente da Câmara da Guarda será facilitar a vida das pessoas”, prometeu Álvaro Amaro.

Anunciou ainda que a partir de janeiro de 2015 a autarquia irá transferir 30 funcionários para as 42 juntas rurais com base em “critérios e justiça”, ligados a “ações que não são da vida administrativa, mas são da vida prática”.

“É nesta lógica de proximidade que queremos acentuar o nosso trabalho”, sublinhou.

O presidente da Junta de Freguesia da Guarda, João Prata, disse que a abertura do novo espaço de atendimento ao cidadão significa a concretização de “um anseio com muitos anos” e que o seu funcionamento é assegurado por funcionários da câmara e da junta.

O secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa, valorizou o exemplo do Espaço do Cidadão da Guarda por, naquele local, também funcionarem serviços autárquicos.

Na sua intervenção, referiu que o exemplo da Guarda “cria uma oportunidade para maior capacitação das próprias Juntas de Freguesia” e “reforça-se a ligação com as pessoas”.

O governante disse esperar que nos próximos meses os Espaços do Cidadão nasçam “como cogumelos” em todo o país.

No Espaço do Cidadão é disponibilizado atendimento de assuntos municipais e relacionados com a administração central, nomeadamente da Direção-Geral da Administração da Justiça, ADSE, Autoridade das Condições de Trabalho, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Segurança Social, Caixa Geral de Aposentações, Instituto da Mobilidade e dos Transportes, entre outros.

A Câmara Municipal da Guarda disponibiliza serviços como pagamentos diversos, instalação, modificação e encerramento de estabelecimentos comerciais, contratos de água, requisições de ramais de água e pagamentos de faturas de água.


Conteúdo Recomendado