Ensino superior com mais de 54 mil vagas. IPG e UBI com mais vagas

As candidaturas da 1.ª fase arrancam esta segunda-feira e há mais vagas para alunos de excelência.

O ensino superior vai ter este ano 54360 vagas, mais 2,6% face ao ano passado. Os dados foram revelados este domingo pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. As candidaturas arrancam já esta segunda-feira.

O ISCTE, em Lisboa, é a universidade que disponibiliza maior número de matrículas face ao ano de 2021, com um acréscimo de 179 lugares. Logo a seguir, surge a Universidade da Beira Interior, da Covilhã, com mais 13% e o Instituto Politécnico da Guarda com 11% de aumento no número de vagas.

O Governo sublinha que o número de vagas disponibilizadas nas instituições localizadas em regiões com menor pressão demográfica cresceu 4%, um aumento que pode ser justificado com 22 cursos novos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

São cursos orientados para reforçar a formação superior inicial e o aumento do número de graduados em áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática de forma a atingir as metas de graduação fixadas pelo PRR até 2026.

Por outro lado, foram fixadas mais 153 vagas nos ciclos de estudo com maior concentração de melhores alunos. A maioria dos cursos que registam mais candidatos com média igual ou superior a 17 valores voltam a ver aumentadas as suas vagas no próximo ano letivo.

Nos cinco cursos com maior índice de excelência existem mais 42 lugares. É esse o caso da Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Porto com mais 7 vagas e da Engenharia Aeroespacial tanto do Técnico em Lisboa como em Aveiro.

Nesta universidade, são mais 15 vagas e no Instituto Superior Técnico são mais 10 vagas para uma licenciatura onde o acesso só foi possível com mais de 19 valores.


Conteúdo Recomendado