“Educação de Qualidade” em debate no Politécnico da Guarda

A sessão contou com a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

A Assembleia Participativa sobre a Implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável decorreu hoje no auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). A iniciativa contou com a presença do presidente do IPG, Joaquim Brigas, a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas e o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa na sessão de abertura.


A sessão foi dedicada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 4: “Educação de Qualidade”.

O presidente do Politécnico da Guarda, Joaquim Brigas defendeu ser “a instituição certa” para a realização do evento, uma vez que “o Politécnico da Guarda reorientou-se estrategicamente para a produção de ciência – ciência essa que, sempre que possível, é produzida para qualificar o tecido social e económico da região, conferindo competitividade ao território, às suas empresas, às suas organizações sociais, educativas e de saúde – e também às suas autarquias”.

Por sua vez, Elvira Fortunato afirmou que as instituições de ensino, como o Politécnico da Guarda, «têm uma importância muito grande para a região onde se inserem. Têm um papel fundamental, atraem empresas, pessoas e recursos altamente qualificados».

De salientar que a sessão está integrada no périplo pelo país promovido pela Presidência do Conselho de Ministros, permitirá fazer um balanço da implementação em e por Portugal dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 e contribuirá para a elaboração do Relatório Voluntário Nacional que será apresentado por Portugal no Fórum Político de Alto Nível sobre o Desenvolvimento Sustentável, em julho deste ano.



Conteúdo Recomendado