Dois homens ficaram em prisão preventiva após serem detidos pela GNR, por violência doméstica, em Mêda e em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda.
Segundo o Comando Territorial da GNR da Guarda, o Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) deteve, na terça-feira, um homem de 41 anos no concelho de Mêda no âmbito de uma investigação de violência doméstica.
“Os militares do NIAVE apuraram que o agressor exercia violência física e psicológica contra a vítima, sua ex-companheira de 40 anos”, adianta a GNR, que deu cumprimento a um mandado de detenção. Presente ao Tribunal Judicial de Trancoso, o suspeito ficou em prisão preventiva.
No mesmo dia, a GNR de Figueira de Castelo Rodrigo deteve outro homem, de 52 anos, naquele concelho. O detido estava sujeito a uma medida de afastamento dos seus pais, de 72 anos, no âmbito de uma investigação por violência doméstica.
“Os militares da Guarda apuraram que o suspeito estava em incumprimento das medidas de afastamento, causando medo e inquietação às vítimas”, refere a GNR num comunicado enviado hoje à agência Lusa.
Segundo a GNR, o homem foi detido “em flagrante” e presente no Tribunal Judicial de Figueira Castelo Rodrigo, onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
A GNR lembra que a violência doméstica é um crime público e “denunciar é uma responsabilidade coletiva”.