Dia Mundial da Neve celebrado com crianças e pessoas com deficiência intelectual

A iniciativa Unified vai juntar alunos de escolas que estão a participar no Pizza Hut Ski4All e duas instituições que integraram o Special Ski.

O Dia Mundial da Neve, que se assinala no domingo, vai ser comemorado em Portugal com uma prova mista entre crianças e portadores de deficiência intelectual, na pista artificial do SkiParque, em Manteigas.

A iniciativa Unified vai juntar, entre as 9h30 e as 14 horas, alunos de escolas que estão a participar no Pizza Hut Ski4All e duas instituições que integraram o Special Ski, programas de promoção do esqui e do snowboard, mediante o pagamento de um valor simbólico de um euro.

Pedro Farromba, presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), que todos os anos tem comemorado o Dia Mundial da Neve com “uma atividade diferenciadora”, quer mostrar que estes são desportos “para todos”.

“A ideia é mostrar que os desportos de inverno são modalidades para todos. Quisemos juntar as crianças numa festa, comemorando um dia que se pretende especial para quem gosta dos desportos de inverno, com o objetivo de os por a confraternizar uns com os outros, para que todos percebam que todos são especiais”, frisou Pedro Farromba, em declarações à agência Lusa.

A iniciativa consiste em formar equipas mistas, com crianças das escolas e utentes das instituições, e fazer uma prova cronometrada, mas em que todos vão ser medalhados.

“No fundo, a ideia é que todos ganhem”, acentuou o presidente da FDIP.

O Pizza Hut Ski4All é apoiado pelo Programa Nacional Desporto para Todos e decorre também no âmbito do programa ‘Bring Children To The Snow’ [Tragam as Crianças Para a Neve], da Federação Internacional de Esqui (FIS).

Este ano o número de vagas aumentou para 2.100 e, pela primeira vez, foram contempladas 300 pessoas portadoras de deficiência intelectual.

O Dia Mundial da Neve é promovido pela FIS e conta com 523 eventos realizados em 46 países.


Conteúdo Recomendado