Detido por caça ilegal em Celorico da Beira

Gnr Apreensao

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Celorico da beira.

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Celorico da Beira, deteve um homem de 59 anos por caça ilegal, no concelho de Celorico da Beira, no sábado passado.


Segundo uma nota informativa da GNR, os militares detectaram um veículo a circular, durante a noite, em caminhos secundários de acesso a uns terrenos e procederam à sua abordagem. Durante as diligências, constaram que no reboque acoplado ao veiculo estava um animal de espécie cinegética Javali (Sus scrofa), que o suspeito tinha caçado momentos antes.


O homem foi detido porque a caça ao javali, em terrenos cinegéticos não ordenados, só pode ser permitida de batida e de montaria e apenas nos meses de outubro a fevereiro, nos locais e nas condições estabelecidas e autorizadas pelas entidades competentes.


Assim, segundo a mesma fonte, no seguimento da ação foi apreendido: uma carabina; uma mira noturna; um reboque e um javali.


O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Celorico da beira.
Recorde-se que a Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.


Conteúdo Recomendado