Na Praça do Município vai estar um veículo preparado com gabinetes de consulta, em frente à Câmara Municipal, sendo facultado a acesso a um exame de Eco-Doppler. A equipa de rastreio é composta por um Cirurgião Vascular, um técnico de Doppler, dois enfermeiros e dois promotores.
Para além dos exames físicos as pessoas poderão ser analisadas pelos especialistas, esclarecer as suas dúvidas, e obter mais informações sobre a doença, que é crónica e evolutiva, e sobre os principais riscos associados.
A Câmara Municipal da Covilhã envolveu-se neste projeto da SPACV contribuindo para a prevenção da doença, sendo este o primeiro passo a dar para evitar que a doença se propague e evolua negativamente.
A doença venosa afeta as veias das pernas que transportam o sangue até ao coração. Se não for detetada e tratada a tempo poderá originar diversas complicações que terão um forte impacto no dia a dia dos doentes.
Esta ação de sensibilização para a doença venosa teve início no dia 14 de maio e está a percorrer 20 localidades do país. O Presidente da Câmara da Covilhã associa-se a esta causa fazendo, nesse dia, um rastreio à doença.