Covilhã com rastreio gratuito dedicado à prevenção da doença venosa

Com o objetivo de alertar a população, a Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) procede a um plano de rastreio nacional, que passa pela Covilhã dia 27 de maio, das 10 horas da manhã às 18, ininterruptamente.

Na Praça do Município vai estar um veículo preparado com gabinetes de consulta, em frente à Câmara Municipal, sendo facultado a acesso a um exame de Eco-Doppler. A equipa de rastreio é composta por um Cirurgião Vascular, um técnico de Doppler, dois enfermeiros e dois promotores.

Para além dos exames físicos as pessoas poderão ser analisadas pelos especialistas, esclarecer as suas dúvidas, e obter mais informações sobre a doença, que é crónica e evolutiva, e sobre os principais riscos associados.

A Câmara Municipal da Covilhã envolveu-se neste projeto da SPACV contribuindo para a prevenção da doença, sendo este o primeiro passo a dar para evitar que a doença se propague e evolua negativamente.

A doença venosa afeta as veias das pernas que transportam o sangue até ao coração. Se não for detetada e tratada a tempo poderá originar diversas complicações que terão um forte impacto no dia a dia dos doentes.

Esta ação de sensibilização para a doença venosa teve início no dia 14 de maio e está a percorrer 20 localidades do país. O Presidente da Câmara da Covilhã associa-se a esta causa fazendo, nesse dia, um rastreio à doença.


Conteúdo Recomendado