Covid-19: Município de Gouveia assegura a realização de testes a trabalhadores de creches

Para além disso, que a autarquia já tem vindo a assumir integralmente os custos da realização de testes a funcionários e profissionais das IPSS’s do concelho.

Depois de já ter realizado mais de 448 testes em todas as IPSS´s do concelho, o Município de Gouveia irá também assegurar a realização de testes em todas as creches, refere uma nota da autarquia.


O Município de Gouveia irá, em articulação com a Segurança Social, assegurar a realização de testes de despiste e diagnóstico ao COVID-19 a todos os funcionários e colaboradores das creches do concelho de Gouveia, assumindo 50% dos custos.


Em resultado das recentes medidas de desconfinamento do Governo, onde se inclui a reabertura das creches, agendada para dia 18 de maio (segunda-feira), o Município de Gouveia entendeu implementar, como medida preventiva, a realização de testes aos trabalhadores daquelas instituições.

Nesse sentido, encontram-se a ser testadas as seguintes instituições: Fundação A Nossa Casa (8 testes); Associação de Beneficência Cultural e Recreativa de Lagarinhos (3 testes); Associação de Beneficência Popular de Gouveia (11 testes); Casa do Povo de Vila Nova de Tazem (7 testes); Centro de Assistência, Cultura e Recreio de Paços da Serra (4 testes) e Fundação Laura dos Santos (7 testes).

Para além disso, que a autarquia já tem vindo a assumir integralmente os custos da realização de testes a funcionários e profissionais das IPSS’s do concelho, sempre que cada equipa ou turno de colaboradores (a funcionar em espelho) entra ao serviço, tendo, até à data, realizado mais de 284 testes.

No Lar da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia, único foco de infeção do concelho, para além dos funcionários da instituição, também os utentes foram testados em duas rondas de testes, tendo sido realizados 164 testes.

Esta medida surge como mais uma das iniciativas preventivas que a autarquia tem vindo a implementar para proteger a população, em especial os grupos mais vulneráveis, com o propósito de assegurar a contenção do contágio.


Conteúdo Recomendado