Covid-19: Celorico da Beira promove feira do queijo Serra da Estrela ‘online’

A “edição especial” da Feira do Queijo de Celorico da Beira vai decorrer durante 30 dias com vendas ‘online’, mas sem a tradicional animação que a caracteriza.

O município de Celorico da Beira vai promover, entre os dias 28 de fevereiro e 28 de março, a 42.ª edição da Feira do Queijo da Serra da Estrela num formato “inteiramente digital”, foi hoje anunciado.

A autarquia presidida por Carlos Assunção refere em comunicado enviado à agência Lusa que, no atual contexto pandémico causado pela covid-19, vai levar a feira do queijo até à casa das pessoas “com tudo o que ela comporta: cultura, tradição, património, sabores e saberes da Serra da Estrela”.

O evento arranca no dia 28 de fevereiro, um domingo, com a abertura da plataforma digital celoricocomgosto.pt, para venda de queijo ‘online’, e com a participação do município de Celorico da Beira no programa “Somos Portugal” da TVI.

Segundo a autarquia, a criação da loja ‘online’ “constitui uma rampa de lançamento para a promoção/divulgação, valorização e comercialização do queijo e, no futuro próximo, de outros produtos endógenos celoricenses, ajudando os produtores a escoar os produtos e impulsionando a economia e o desenvolvimento da região”.

“Adquirir o produto rei da festa, ex-líbris da Capital do Queijo da Estrela, de forma simples, rápida e sem deslocações, está à distância de um clique: celoricocomgosto.pt”, sustenta a fonte.

A “edição especial” da Feira do Queijo de Celorico da Beira vai decorrer durante 30 dias com vendas ‘online’, mas sem a tradicional animação que a caracteriza.

A programação assenta em quatro eixos distintos e complementares: “Somos Produtores”, “Aprender com Valor”, “Bom Proveito!” e “Natura e Cultura”.

O município explica que acedendo à página da internet, os interessados podem acompanhar diariamente as novidades da feira ‘online’ e visualizar os vídeos disponíveis.

No eixo “Somos Produtores” é possível conhecer, em vídeos com a duração de três minutos, “cada um dos produtores aderentes e as suas explorações, ao longo dos 30 dias da feira, à razão de um vídeo por dia, durante a semana e dois ao fim de semana”.

Em “Aprender com Valor” destaca-se o queijo Serra da Estrela, com testemunho dos especialistas na certificação, no controlo da raça ovina Serra da Estrela e do leite e na sua produção e comercialização.

A Feira do Queijo de Celorico da Beira é também uma “festa da gastronomia”, pelo que, à semelhança de anos anteriores, os restaurantes locais associaram-se ao evento e no eixo “Bom Proveito” pode assistir-se à demonstração de receitas elaboradas para o efeito.

Em “Natura e Cultura” é possível conhecer de que forma a classificação da Serra da Estrela como Geopark Mundial da Unesco ou a candidatura da Guarda Capital Europeia da Cultura 2027 “poderão impulsionar o tão almejado desenvolvimento local, regional e nacional, na opinião de Emanuel de Castro e de Tiago Sami Pereira, respetivamente”, é referido.

O município de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, sublinha que “a mudança de formato da Feira do Queijo, longe de constituir um impedimento, representa uma oportunidade para o queijo ganhar mais notoriedade, valorização e abrangência, conquistando um universo de consumidores infinito e sem fronteiras físicas”.


Conteúdo Recomendado