Consulta para adolescentes no CHCB

A partir do próximo mês de agosto vai começar a funcionar no hospital Pêro da Covilhã uma consulta de medicina adolescente integrada no serviço de pediatria do Centro Hospitalar da Cova da Beira.

Partindo da ideia de que apenas 30% dos adolescentes recorrem ao serviço de urgência, esta consulta tem como potenciais utentes os 70% de adolescentes que não têm vigilância médica.
Esta foi uma das muitas razões que levou o CHCB a criar esta consulta “a primeira é porque os adolescentes, por tradicionalmente serem muito saudáveis, pensarem que não necessitam de grandes cuidados de saúde, e não é verdade. Há temas muito importantes na adolescência que precisam de ser abordados em consultas, do ponto de vista preventivo e vigilância, nessa perspectiva era importante uma vez que sabemos que a afluência desta faixa etária às urgências é muito baixa, situa-se nos 30%”.Segundo Carlos Rodrigues, diretor do serviço de pediatria do Centro Hospitalar da Cova da Beira, a consulta de medicina adolescente não se limita apenas à consulta  “vamos estabelecer parcerias com várias instituições, escolas, vamos interligar-nos com os cuidados primários de saúde, e estamos a trabalhar para envolver não só médicos mas também enfermeiros, psicólogos, cirurgiões, dermatologistas, nutricionistas, uma equipa muito vasta”.

A consulta de medicina adolescente destina-se a jovens dos 11 aos 18 anos e vai começar a funcionar a partir do próximo mês de agosto.


Conteúdo Recomendado