Clube Escape Livre celebra 120 anos do Circuito das Beiras em setembro de 2023

A iniciativa permitirá levar para a estrada automóveis extraordinários, muitos pré-guerra, e que raramente são vistos em eventos nacionais.

O Clube Escape Livre vai celebrar em setembro de 2023 os 120 anos do Circuito das Beiras, recriando a prova de desporto automóvel que ligará Coimbra – Castelo Branco – Guarda – Coimbra.


“A primeira prova em Portugal por etapas e que ligou o litoral ao interior [realizada em 1903], ganha por Tavares de Melo em Darracq, vai ser recuperada e terá lugar de 14 a 17 de setembro [de] 2023 numa organização do Clube Escape Livre com a colaboração de várias importantes entidades e associações”, referiu hoje, dia 17 de outubro, a organização em comunicado enviado à agência Lusa.


Segundo a nota de imprensa, “trata-se de celebrar os 120 anos de uma prova épica que ligou Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Coimbra”.


A iniciativa permitirá levar “para a estrada automóveis extraordinários, muitos pré-guerra, e que raramente são vistos em eventos nacionais”.


“Depois, recordar e celebrar os 120 anos de uma prova emblemática que ligou Coimbra, Castelo Branco, Guarda e de novo Coimbra, ganha por um dos nomes mais conhecidos do automobilismo à época, Tavares de Melo, importador para Portugal dos automóveis Darracq e motociclos Werner”.


O evento desportivo pretende, ainda, “fazer jus ao lema do Escape Livre, que é o automóvel na promoção e divulgação da região da Guarda”.


“E que melhor forma de o concretizar ao reeditar o Circuito das Beiras que teve na Guarda a chegada de uma etapa e a partida de outra?” referiu Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre.


O responsável acrescentou que a instituição que lidera não podia “passar ao lado” de uma efeméride em que a Guarda e a região “são o centro do acontecimento”.


“A corrida dos fundadores que o Museu do Caramulo realizou, com grande êxito, no último fim de semana e que reuniu viaturas até 1939, dá já uma ideia do que está a ser preparado para o Circuito das Beiras by Bridgestone/First Stop”, lê-se.


Ainda de acordo com o Clube Escape Livre, que tem sede na cidade da Guarda, “as surpresas que esperam os participantes vão começar a ser divulgadas ainda este ano, em Coimbra, durante a conferência de imprensa para apresentação dos 120 anos do Circuito das Beiras by Bridgestone/First Stop”.


Para a reedição do Circuito das Beiras e a celebração dos seus 120 anos, o Clube Escape Livre conta com a colaboração e o apoio das Câmaras Municipais de Coimbra, Castelo Branco e Guarda, do Museu do Caramulo, do Museo de Historia de la Automocion de Salamanca (Espanha), do Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e do Automóvel Clube de Coimbra, entre outros.


O Clube Escape Livre anunciou em fevereiro, na apresentação do calendário de atividades para este ano, que tencionava recriar em 2023 a prova de desporto automóvel Circuito das Beiras, realizado em 1903.


O seu presidente, Luís Celínio, referiu na ocasião que o Circuito das Beiras “pode ser uma forte aposta turística para Coimbra, Castelo Branco e Guarda”.


Conteúdo Recomendado