Cerca de 40 concelhos de 12 distritos em risco muito elevado de incêndio

Cerca de 40 concelhos de 12 distritos do continente apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, segundo o IPMA.

Em risco muito elevado de incêndio estão o cerca de 40 concelhos de Faro, Santarém, Portalegre, Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Aveiro, Viseu, Braga, Porto, Guarda e Bragança.

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos distritos do Norte e Centro, Algarve e Alentejo em risco elevado de incêndio.

Na ilha da Madeira, os concelhos de Machico, Santa Cruz e Funchal apresentam risco muito elevado e elevado de incêndio.

A ilha do Porto Santo está com risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral da região Centro até final da manhã, aumento de nebulosidade durante a tarde com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do interior.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando temporariamente de noroeste no litoral durante a tarde, e sendo moderado a forte do quadrante leste nas terras altas até final da manhã e a partir do final da tarde.

Está também previsto neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Centro e pequena subida da temperatura máxima.

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado até meio da manhã, e aumentando temporariamente de nebulosidade no Alto Alentejo durante a tarde.

O IPMA prevê ainda vento em geral fraco predominando do quadrante oeste e neblina ou nevoeiro matinal.

As temperaturas mínimas no continente vão variar entre os 12 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 24 graus (na Guarda e em Faro) e os 32 (em Santarém).

Para a Madeira prevê-se céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas, em especial até ao início da manhã e vento fraco a moderado de norte.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 20 e os 24 graus.


Conteúdo Recomendado