Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo recebeu 1.500 visitantes em três meses

A maior percentagem de turistas que visitou o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo é de nacionalidade portuguesa, seguindo-se os turistas ingleses e espanhóis.

O Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo, que abriu ao público em 07 de julho, em Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda, recebeu mais de 1.500 visitantes nos três primeiros meses de atividade.

Segundo o município de Figueira de Castelo Rodrigo, presidido por Carlos Condesso, a maior percentagem de turistas que visitou o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo (CIBCR) é de nacionalidade portuguesa, seguindo-se os turistas ingleses e espanhóis.

“Este Centro Museológico convida os visitantes a participarem numa viagem histórica, contemplando exposições de peças de época e conteúdos multimédia, educativos e de entretenimento que dão a conhecer um dos acontecimentos militares mais importantes da Guerra da Restauração: a Batalha de Castelo Rodrigo”, lembrou a autarquia, em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

A Câmara referiu que o CIBCR é uma aposta do município que visa “aumentar, ainda mais, as potencialidades turísticas do concelho, sabendo que o património cultural e histórico é um fator de atratividade, bem como um garante de preservação da história da região e do país”.

O CIBCR já tem ativo um protocolo com a Fundação Batalha de Aljubarrota e vai começar, também, a criar parcerias e projetos com a comunidade escolar, sendo que alguns dos conteúdos estão direcionados para os mais jovens, bem como com associações e instituições a nível nacional, “a fim de conseguir captar ainda mais visitantes”.

O espaço pode ser visitado diariamente das 09 horas às 12h30 e das 14 horas às 17h30 (horário de inverno, em vigor entre os meses de outubro e de fevereiro).

O município de Figueira de Castelo Rodrigo inaugurou o equipamento cultural no dia do Feriado Municipal, celebrado no dia 07 de julho.

O investimento realizado pela autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo ao nível das obras rondou os 700 mil euros, com uma comparticipação de 85% através de uma candidatura ao programa Centro 2020.

Relativamente à aquisição de equipamentos multimédia e conteúdos, o investimento foi de 202 mil euros, com uma comparticipação de 70%, candidatada ao Programa Valorizar do Turismo de Portugal, indicou a autarquia.

A Batalha de Castelo Rodrigo, travada a 07 de julho de 1664, considerada uma das mais importantes batalhas da Guerra da Restauração, “opôs a armada lusitana, comandada por Pedro Jacques de Magalhães, às forças espanholas, culminando com uma importante vitória portuguesa”.

O combate ocorreu próximo da localidade de Mata de Lobos, “existindo no local o Padrão de Pedro Jacques de Magalhães a relatar tal evento”, segundo o município de Figueira de Castelo Rodrigo.


Conteúdo Recomendado