«O CHL tem vindo a apostar cada vez mais na investigação científica e médica. A nova cooperação institucional com a UBI, ao nível da informação e da investigação em várias áreas específicas, será certamente profícua para ambas as partes», salientou Helder Roque, presidente do Conselho de Administração do CHL.
O novo acordo preconiza a realização de estudos e projetos de investigação, a organização conjunta de seminários, conferências, colóquios e aulas abertas sobre temáticas de interesse para as duas instituições, bem como a disponibilização de especialistas para esses eventos ou outro tipo de atividades de interesse comum.
O protocolo estabelece ainda o intercâmbio de informações estatísticas e de outros âmbitos, para um aproveitamento de sinergias. O CHL facultará, em cada ano letivo e sempre que possível, estágio a finalistas dos cursos ministrados pela UBI, o que proporcionará a inserção de recém-licenciados no mercado de trabalho, e, por outro lado, promoverá o contacto com novos conhecimentos e métodos de gestão.
No âmbito dos estágios curriculares, ao CHL compete nomear um orientador profissional para cada estudante, com a função de distribuir o trabalho considerado relevante para a sua atividade. Já a UBI é responsável por nomear um orientador pedagógico para o mesmo estudante, que deve acompanhar a aplicação dos conhecimentos adquiridos na universidade. No final do estágio, o estudante deve entregar um relatório para avaliação das duas entidades.
A UBI pode ainda publicar a descrição geral de cada projeto realizado nas revistas da especialidade, com a revisão prévia do CHL, e todas as publicações serão efetuadas em comum.