Mais de dois milhões para requalificar Estrada da Beira

A Infraestruturas de Portugal adjudicou por cerca de dois milhões de euros a requalificação da Estrada Nacional 17 (EN17), também conhecida por Estrada da Beira, nos concelhos de Tábua e Oliveira do Hospital, anunciou esta segunda-feira a empresa.

“A intervenção visa a melhoria das condições de circulação e segurança no troço que atravessa os concelhos de Tábua e Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, numa extensão total de cerca de 17 quilómetros”, afirma a Infraestruturas de Portugal, em comunicado.

A requalificação da via naquele lanço da via, que liga Coimbra a Celorico da Beira (distrito da Guarda), envolve repavimentação, “aumentando as condições de aderência e regularidade”, reposição e adequação da sinalização e equipamento de segurança e colocação de guardas e dispositivos de proteção a motociclistas.

A construção pontual de passeios, limpeza, regularização e reperfilamento de bermas e a reabilitação do sistema de drenagem das águas pluviais são outras obras previstas no âmbito da empreitada, que também envolve “trabalhos ambientais de tratamento das zonas adjacentes à plataforma rodoviária”, refere a Infraestruturas de Portugal.

A obra, que deverá ser executada no prazo de 270 dias, “representa um investimento superior a dois milhões de euros e a sua concretização irá melhorar de forma significativa as condições de circulação e segurança para os automobilistas que diariamente utilizam a EN17”, assegura a empresa.

A Estrada da Beira tem “um elevado volume de tráfego, nomeadamente tráfego pesado”, e o troço que vai ser objeto de intervenção, embora tenha “em grande parte da sua extensão” caráter não urbano, inclui o atravessamento e serve as povoações de Venda da Esperança, Venda de Galizes, Senhor das Almas, Oliveira do Hospital, Catraia de São Paio, Chamusca da Beira e Póvoa das Quartas.


Conteúdo Recomendado