“Já temos 30 agricultores inscritos, mas, como aceitamos inscrições no próprio dia, o número de participantes irá aumentar. Eu estou a apontar, no mínimo, para 40 concorrentes”, disse hoje à agência Lusa o autarca José Rocha.
O evento que divulga a couve, um produto integrante da ementa natalícia, vai decorrer a partir das 9 horas na Praça da República, na vila de Celorico da Beira, distrito da Guarda, e tem o apoio da câmara municipal.
O presidente da União de Freguesias de São Pedro, Santa Maria e Vila Boa do Mondego referiu que entre os inscritos encontram-se “meia dúzia de filhos de agricultores”, o que revela o interesse dos jovens pelo evento.
Para incentivar os mais novos a apostarem na agricultura, o concurso também inclui a atribuição de dois prémios surpresa aos horticultores mais jovens, segundo a organização.
José Rocha disse à Lusa que o IV Concurso de Couves de Natal pretende, para além de distinguir os produtores das melhores couves cultivadas no concelho, chamar a atenção dos habitantes para a importância do setor agrícola.
“O concelho de Celorico da Beira tem atualmente meia dúzia de produtores de hortícolas”, apontou o autarca, lembrando que nos anos de 1960/70, existiam várias dezenas de horticultores que vendiam os seus produtos em feiras e mercados dos concelhos de Guarda, Trancoso, Fornos de Algodres, Gouveia e Pinhel, entre outros.
O concurso vai premiar as dez melhores couves de Natal, de acordo com um regulamento que avalia padrões relacionados com o peso, o diâmetro e o aspeto, disse José Rocha.
No final do concurso, que tem participação gratuita, as couves serão oferecidas aos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, tal como aconteceu no ano anterior.
O programa do evento inclui, pelas 10h30, a avaliação dos exemplares pelo júri, seguindo-se, às 11 horas, a divulgação dos vencedores e, pelas 12h30, um almoço convívio.