Evento Terminado em 2022-10-23 23:00:00

Celorico da Beira acolhe este fim de semana o XIV Festival do Borrego

Início: 2022-10-15 09:00:00
Fim: 2022-10-23 23:00:00
Local do Evento: Carrapichana, Celorico da Beira
Entidade Promotora: Município de Celorico da Beira

Após dois anos de interregno devido à pandemia Covid-19, o Festival do Borrego regressa à freguesia de Carrapichana.

O município de Celorico da Beira vai organizar o XIV Festival do Borrego, nos dias 15 e 16 de outubro, com o objetivo de “valorizar, promover e comercializar o genuíno borrego Serra da Estrela DOP”.


Após dois anos de interregno devido à pandemia Covid-19, o Festival do Borrego regressa à freguesia de Carrapichana, nos dias 15 e 16 de outubro, numa versão renovada com o propósito de evidenciar as potencialidades da utilização do borrego Serra da Estrela DOP na gastronomia tradicional local, para além de promover, valorizar e divulgar a cultura, as tradições e as qualidades singulares dos produtos locais.


Com o intuito de valorizar, potenciar e afirmar um dos produtos endógenos de excelência, mais emblemáticos da Capital do Queijo Serra da Estrela (borrego), o município de Celorico da Beira promove de 17 a 23 de outubro, a Semana Gastronómica do Borrego da Raça Bordaleira, nos restaurantes celoricenses aderentes como explica a autarquia.


O XIV Festival do Borrego Serra da Estrela DOP é organizado pelo município de Celorico da Beira, com o apoio de diversas entidades, entre as quais, a Estrelacoop e a Junta de Freguesia da Carrapichana.
O borrego é o produto rei, confecionado de diferentes maneiras pelos restaurantes e tasquinhas presentes no Festival e durante a Semana Gastronómica. Mas, o XIV Festival do Borrego Serra da Estrela DOP é acima de tudo uma festa, em que a gastronomia tradicional local está aliada à cultura e à tradição.


Neste sentido, a organização garante uma animação constante ao longo dos dois dias, com diversas atrações para todos os gostos: animação de rua, cantares tradicionais, música popular, concertinas, concerto, Dj, oficinas, livecooking com degustação, provas de vinho, Passeio BTT “Rota do Pastor”, “Caminhada Rota do Pastor”, tasquinhas, feira de artesanato e produtos da terra, leilão de borregos Serra da Estrela e o Iº Encontro de Pastores da Serra da Estrela, entre outras.


A edição de 2022 do certame encerra com jantar/petiscos nos restaurantes e tasquinhas presentes no recinto do festival e um baile tradicional abrilhantado pelo grupo Touriga.


Conteúdo Recomendado