A Capela de Santa Cruz ou Capela do Calvário localiza-se no Alto de Santa Cruz, junto à calçada com o mesmo nome, na antiga freguesia de Santa Maria (atualmente União das Freguesias de Covilhã e Canhoso), concelho da Covilhã.
Tradicionalmente, a iniciativa de construção desta capela é atribuída ao Infante D. Henrique (filho de D. João I, Senhor da Covilhã e grande impulsionador da epopeia dos Descobrimentos), em meados do século XV.
Posteriormente, o Infante D. Luís (filho de D. Manuel I, Senhor da Covilhã e pai de D. António, Prior do Crato) procedeu à sua (re)construção, dotando-a com uma preciosa relíquia do Santo Lenho, encerrada numa custódia de prata dourada (esta relíquia, de inegável valor artístico e cultural, foi oferecida ao Infante D. Luis pelo Imperador Carlos V).
Em 1570 foi aqui instituída a Confraria de Nossa Senhora de Vera Cruz, na qual só eram admitidos rapazes solteiros.
De construção simples, possui um interior com bastante interesse, salientando-se o teto revestido com 30 caixotões pintados com cenas da Vida de Cristo e passagens bíblicas, o altar-mor e o arco triunfal em talha dourada de meados do século XVIII, a imagem de Cristo Crucificado datada do século XVII, entre outros.
Capela do Calvário foi declarada imóvel de interesse público pelo Decreto n.º 42 692 de 30 de Novembro de 1959.
A partir de hoje aberta todas as terças-feiras com o seguinte horário: Manhã:10 horas – 13h15 // Tarde: 14h15 -18h30.