Câmara Municipal de Pinhel aprova orçamento de 25 ME para 2022

O município de Pinhel, no distrito da Guarda, aprovou o orçamento para 2022 no valor de cerca de 25 milhões de euros, que é considerado “arrojado e a pensar no futuro” do concelho, foi hoje anunciado.

A Câmara Municipal de Pinhel, presidida pelo social-democrata Rui Ventura, informa em comunicado que o orçamento camarário para o próximo ano foi aprovado por maioria na última reunião do executivo.

“À semelhança do orçamento aprovado para 2021, o documento apresentado ao executivo municipal para 2022 representa ‘um orçamento arrojado e a pensar no futuro de Pinhel’”, segundo a nota.

A fonte refere que durante a apresentação da proposta de orçamento e das Grandes Opções do Plano para o próximo ano, o autarca Rui Ventura afirmou: “Temos de ser ambiciosos, determinados e resilientes”.

“A rondar os 25 milhões de euros, este orçamento tem em vista as verbas ainda disponíveis nesta fase final do Portugal 2020 e as oportunidades que o município de Pinhel ainda pode vir a aproveitar. Por outro lado, importa lembrar que também está em fase de preparação o Portugal 2030, assim como o Plano de Recuperação e Resiliência, de onde se espera que possam vir apoios para diversas áreas”, lê-se.

De acordo com o comunicado, para o presidente do município de Pinhel, “é preferível correr o risco de ter uma taxa de execução mais baixa, como poderá ocorrer em relação ao orçamento do ano em curso (pelo facto de algumas candidaturas ainda estarem a aguardar luz verde), é preferível isso, do que correr o risco de perder oportunidades de financiamento por falta de projetos e da sua inscrição no orçamento municipal”.

Infraestruturas, equipamentos, águas e saneamento, educação, cultura e ação social, são algumas das áreas em destaque nas Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2022.

Segundo o comunicado, é intenção da Câmara Municipal de Pinhel “implementar um seguro social de saúde que visa ajudar quem mais precisa a suportar despesas relacionadas com saúde”.

“Porque as pessoas, as famílias, as instituições e as empresas concelhias continuam a estar no foco da ação municipal, que visa melhorar as condições de vida dos pinhelenses, ao mesmo tempo que aposta na atratividade do território através da promoção das suas particularidades e potencialidades”, remata.

O orçamento será agora sujeito à apreciação e votação na reunião da Assembleia Municipal marcada para o próximo dia 29, para as instalações do Centro Logístico de Pinhel.


Conteúdo Recomendado