Câmara Municipal da Guarda reuniu-se com entidades da área da saúde sobre o futuro da Maternidade

O presidente da Câmara Municipal adianta que foi discutido “em conjunto uma parte fundamental e imprescindível do futuro da saúde da Guarda, conversámos sobre uma parte do futuro dos nossos filhos, dos nossos netos, e sobre um dos serviços que mais contribui para o povoamento do nosso território.”

No passado dia 10 de novembro, o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, reuniu-se com representantes dos profissionais de saúde e instituições de regulação de forma a conhecer melhor a realidade do serviço de Maternidade da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.


Estiveram presentes nesta reunião o Presidente do Órgão Sub Regional dos Médicos, José Manuel Rodrigues, o Delegado do Sindicato Independente dos Médicos, João Pedro Silva, o Presidente do Conselho Jurisdicional Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Valter Amorim e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses delegados (Enfermeiro Joaquim Nércio e Enfermeiro Pedro Antunes, Enfermeiro Honorato Robalo).


“Quisemos conhecer a realidade do serviço e o que sentem e pensam os profissionais de saúde. Hoje não falámos de apenas num serviço, não discutimos apenas “números”, ou fizemos um estudo à distância sem conhecer a realidade no terreno”, refere Sérgio Costa.


Em comunicado enviado, o presidente da Câmara Municipal adianta que foi discutido “em conjunto uma parte fundamental e imprescindível do futuro da saúde da Guarda, conversámos sobre uma parte do futuro dos nossos filhos, dos nossos netos, e sobre um dos serviços que mais contribui para o povoamento do nosso território.”


“Um Hospital do Interior tem de ser atrativo com condições iguais ou melhores que uma instituição do litoral. Recuso-me enquanto Presidente da Câmara Municipal da Guarda, acompanhado pelo meu Executivo e pelo Presidente da Assembleia Municipal da Guarda, a assistir passivamente ao lento desmembrar da ULS da Guarda.”


“São vários casais que procuram a Guarda para terem os seus filhos, porque na Guarda existem profissionais que nunca abandonaram o SNS, mesmo nos momentos mais difíceis, profissionais de excelência, que acima de tudo têm como valor fundamental o Humanismo”, explica o edil.


Apesar de ter sido solicitada uma audiência com o Ministro da Saúde, Sérgio Costa revela que “ainda não obtivemos agendamento, apesar das várias tentativas” e adianta que a “preocupação com a saúde dos Guardenses está presente 24 horas por dia”, afirmando que “todos os políticos de todos os quadrantes e todas as instituições da Guarda, têm de rumar para o mesmo lado e falar a uma só voz”.


O presidente da Câmara da Guarda termina desafiando “todos os agentes locais regionais e nacionais, com responsabilidade política e de gestão na área de saúde a estarem ao nosso lado na defesa da nossa Maternidade e da nossa urgência obstétrica”.


O Governo encontra-se neste momento a realizar um investimento no valor de mais de 8,5 milhões de euros para a requalificação do edifício do Hospital da Guarda, para a instalação dos serviços de Pediatria, Obstetrícia, Urgência Pediátrica e Obstétrica, Neonatologia e Ginecologia.


Conteúdo Recomendado