Câmara de Manteigas aprova orçamento de sete milhões de euros para 2020

Segundo o autarca de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho (PS), o orçamento para 2020 aumentou cerca de um milhão de euros relativamente ao de 2019.

A Câmara de Manteigas aprovou a proposta de orçamento municipal para 2020, no valor de sete milhões de euros, que contempla verbas para o estudo de uma ligação mecânica para as Penhas Douradas, foi hoje anunciado.

O orçamento foi aprovado pela Câmara Municipal, por maioria, com dois votos do PS, a abstenção de um vereador do PSD e da vereadora do movimento independente Unir e Mudar Manteigas, e o voto contra do segundo vereador social-democrata.

Segundo o autarca de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho (PS), o orçamento para 2020 aumentou cerca de um milhão de euros relativamente ao de 2019.

“É um orçamento irrisório para um território com as necessidades que tem o município de Manteigas”, disse o autarca à agência Lusa, explicando que o concelho não tem receitas próprias e depende das transferências do Estado e das candidaturas aos fundos comunitários.

Ainda assim, considera tratar-se de um orçamento “bem pensado”, por apresentar projetos novos e “arrojados” e também “algumas propostas que vêm de mandatos anteriores”.

As propostas incluídas no orçamento para 2020 visam “uma maior atratividade turística” e dar “maior qualidade de vida” aos cidadãos do concelho.

No próximo ano, o executivo liderado por Esmeraldo Carvalhinho pretende continuar a “valorizar o património e a promover o território” com projetos de recuperação de espaços públicos e urbanos e com a aposta em projetos ambiciosos, como é a ligação por via mecânica entre Manteigas e as Penhas Douradas.

“É um projeto ambicioso, que requer um investimento muito grande, mas estamos já a preparar os estudos de viabilidade técnica e económica. É a ligação por via mecânica, seja por teleférico ou outro [meio], que aproxime Manteigas das Penhas Douradas”, explicou.

Esmeraldo Carvalhinho referiu que “subir de Manteigas para a Serra da Estrela através de um meio deste tipo preserva a serra em termos ambientais, contribui para a redução de CO2 e para a redução dos problemas do aquecimento global” e “constitui um fator de atratividade a Manteigas, de inovação e de aventura, a juntar ao parapente e às caminhadas”.

O município destina uma verba de dez mil euros para “estudos de viabilidade técnica e financeira” do projeto.

O orçamento para 2020 também contém verbas para a eficiência energética (substituição de todas as lâmpadas por tecnologia Led) e para a execução de um projeto que visa a melhoria da qualidade das habitações.

A autarquia vai também lançar um projeto de apoio aos mais desfavorecidos e aos idosos nas pequenas reparações domésticas.

Segundo Esmeraldo Carvalhinho, será ainda lançado este ano, com eficácia financeira no próximo, o concurso público para concessão da licença de exploração de uma unidade de engarrafamento de água.

No próximo ano, o autarca prevê também finalizar o Centro de Energia Viva de Montanha, que pretende que evolua para Centro de Ciência Viva.

Ainda de acordo com o socialista, o orçamento e o plano de atividades do município de Manteigas para 2020 foi elaborado “com as opiniões dos outros quadrantes políticos” que integram o executivo autárquico.

Os documentos vão ser discutidos na próxima reunião da Assembleia Municipal.


Conteúdo Recomendado