Câmara de Fornos de Algodres com orçamento de 9,6 ME para 2022

O orçamento também fica marcado pelos encargos com a dívida municipal que, segundo o responsável, “continuam a ser demasiado elevados”.

A Câmara de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, aprovou o orçamento para 2022 no valor de 9,6 milhões de euros (ME), que é superior em 800 mil euros ao deste ano, disse hoje o seu presidente.

O autarca Manuel Fonseca (PS) justifica o reforço do orçamento para 2022 com verbas para a conclusão das obras de requalificação do Mercado Municipal, para executar a zona industrial de Juncais e concluir alguns projetos que transitaram do ano anterior.

O orçamento também fica marcado pelos encargos com a dívida municipal que, segundo o responsável, “continuam a ser demasiado elevados”.

“Estamos a falar em 1,2 milhões de euros, que têm a ver com a parte da amortização da dívida e a parte dos juros. Mesmo num orçamento que, neste momento, é de 9 milhões de euros, gastar 1,2 milhões de euros em encargos da dívida, é bastante elevado”, referiu hoje Manuel Fonseca à agência Lusa.

Em todo o caso, o autarca socialista pretende que seja um orçamento para concluir “as grandes obras que neste momento estão em carteira”, nomeadamente a zona industrial de Juncais, o Mercado Municipal e a Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Figueiró da Ganja e, ainda, intervenções relacionadas com a melhoria da mobilidade no interior da vila sede de concelho.

“É um orçamento de rigor, transparente e, tendo em conta as dificuldades que o município tem em termos de encargos de dívida, tentamos melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem e resistem em viver num concelho como o nosso”, justificou.

Em 2022 a autarquia mantém apoios sociais e outros já em vigor e, caso seja necessário, face à pandemia por covid-19, estará atenta para a eventualidade de criar um programa de apoio às empresas, às instituições particulares de solidariedade social e aos residentes, como já fez nos dois últimos anos.

“É uma situação que, neste momento, estamos a avaliar. Naturalmente que, logo em janeiro, vamos verificar o que se está a passar e se verificarmos que a tendência da pandemia for a mesma que neste momento se mantém, teremos que tomar algumas medidas para fazer face aos grandes constrangimentos que as populações do concelho têm tido”, disse.

O orçamento de Fornos de Algodres para o próximo ano foi aprovado na reunião do executivo municipal com três votos a favor dos eleitos da maioria socialista e dois votos contra das duas vereadoras eleitas pela coligação PSD/CDS-PP.

O documento será agora sujeito à apreciação e votação na reunião da Assembleia Municipal, que está marcada para quinta-feira, às 14h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Fornos de Algodres.


Conteúdo Recomendado