Boom Festival apoia projetos sociais da região

Reconhecido internacionalmente pela sua política de sustentabilidade ambiental, o Boom aposta cada vez mais na vertente social para apoiar um distrito crescentemente envelhecido e despovoado.

Boom Karuna Project ajudou o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens da Quercus Castelo Branco, a AERID – Associação Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças e Sementes do Interior e Sementes do Interior. Projetos que beneficiaram de 11 mil euros, resultantes de parte das receitas da edição de 2014 do Boom Festival.

O Boom Karuna (“compaixão” em sânscrito) Project “é mais um passo em frente na construção de um mundo menos díspar socialmente e é um projeto para manter nesta e em edições futuras”, revela Artur Mendes, da organização do Boom Festival.

Segundo os Censos de 2011, na década anterior, Idanha-a-Nova foi o quarto município do país a perder mais habitantes, com uma quebra de 16,7%. Por sua vez, o Anuário Estatístico da Região Centro de 2014 (Instituto Nacional de Estatística) atribui ao concelho da Beira Baixa um Índice de Envelhecimento de 425,4. Ou seja, num município em que vivem apenas 6,3 pessoas por cada Km2, existem mais de 420 idosos por cada 100 jovens.
“Sendo conhecidos os problemas sociais existentes no país, e nesta região em particular, decidimos apoiar três instituições que fazem um trabalho notável e que contribuem para o desenvolvimento humano. Optámos também por privilegiar causas que valorizam o território local, que têm sempre mais dificuldade de se financiarem”, justifica Artur Mendes.

PRESERVAÇÃO DA NATUREZA E INCLUSÃO PARA LANÇAR SEMENTES NO INTERIOR
Para o CERAS, o hospital de fauna selvagem da Quercus, em Castelo Branco, o contributo do Boom Karuna Project permitiu a aquisição de equipamentos de terapêutica veterinária. “Conseguimos melhorar o atendimento à chegada dos animais e realizar cirurgias, através de aparelhos importantes como um que produz oxigénio e um outro de anestesia gasosa”, conta Samuel Infante, da Quercus.
O CERAS recebe cerca de 200 animais por ano, de mais de 70 espécies diferentes, na sua maioria aves como cegonhas, águias, abutres, corujas, mas também mamíferos como lontras, texugos, morcegos e, em menor número, répteis e anfíbios. A sua principal missão é recuperar animais selvagens debilitados e devolvê-los ao meio natural.

Já à AERID, o valor doado pelo Boom Festival permitiu equipar as suas instalações. A associação que funciona como Centro de Recursos Inclusivo de crianças e jovens, com e sem deficiências, na antiga Ludoteca da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (em breve ocupará novas instalações) precisava essencialmente de mobiliário, materiais didáticos, equipamento informático e de financiamento para atividades. “Foi uma surpresa quando nos contactaram. O apoio do Boom permitiu-nos adquirir equipamentos muito importantes para as nossas atividades e melhorar as nossas condições”, afirma Maria Gabriela Nunes, presidente da direção da AERID.

Sementes do Interior é o que procura lançar o grupo comunitário com o mesmo nome. “Recuperar saberes”, através de um trabalho próximo com os artesãos locais, e “ajudar a fixar pessoas na região” são duas das missões da Sementes do Interior – Comunidade Cultural e Educativa, um coletivo focado em dinamizar e ajudar a florescer iniciativas e ideias, que possam enriquecer e integrar a comunidade local. Com sede em Idanha-a-Nova, pretende ser um espaço aberto à comunidade, ao diálogo, à sugestão, à interação social. Um dos seus projetos é um grupo de ensino doméstico, “uma experiência distintiva de contacto com a natureza, a arte e o artesanato”, como descreve Rita Bravo, que envolve cinco crianças em regime não permanente. No ambiente de uma quinta, os “alunos” aprendem num meio rural, fomentando desde cedo uma relação íntima com a natureza e as tradições locais. O grupo é dinamizado pelos pais, os quais contam com o apoio de um professor-tutor. O Boom contribuiu para dar impulso a este projeto recente, permitindo a aquisição de materiais didáticos e equipamento informático.

11ª edição do Boom regressa em agosto

De volta aos cerca de 150 hectares da Herdade da Granja, em Idanha-a-Nova, entre 11 e 18 de agosto, o Boom Festival é um evento bienal de cultura independente e sustentável que, desde 1997, se realiza durante lua cheia de agosto, sendo uma referência internacional. Multidisciplinar, Transgeracional e intercultural, o Boom foi considerado em abril deste ano pelo jornal britânico The Guardian um dos 10 melhores festivais deste ano na Europa e pela norteamericana Rolling Stone como um dos sete mais espetaculares acontecimentos transformacionais do mundo. O festival português surge associado a eventos internacionais como “Burning Man” (Nevada, EUA), “Beloved” (Oregon, EUA) ou “Secret Solstice” (Islândia).

Entre as novidades da 11ª edição está uma nova área na Herdade da Granja para que as Organizações Não Governamentais possam divulgar o seu trabalho e sensibilizar os boomers para as suas causas em prol de um mundo mais solidário. Além disso, tal como há dois anos, parte das suas receitas reverterão para apoiar causas sociais da região.

Pode consultar toda a informação sobre o evento aqui.


Conteúdo Recomendado