Bombeiros de Famalicão da Serra inauguram novo quartel no Dia da Cidade da Guarda

O novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra vai ser inaugurado no dia 27, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade da Guarda.

Segundo a Câmara Municipal da Guarda, a cerimónia de inauguração do quartel dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra terá lugar pelas 12h15, com a presença do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que naquele dia também participará na sessão comemorativa do 819 .º aniversário da cidade.

A primeira pedra do novo quartel dos bombeiros de Famalicão da Serra, uma obra orçada em cerca de 620 mil euros, financiados a 85 por cento por fundos comunitários, foi lançada no dia 18 de abril de 2017 pelo primeiro-ministro, António Costa.

A Associação Humanitária foi criada em 03 de julho de 2007, sucedendo à Secção Destacada dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo.

O corpo de bombeiros de Famalicão da Serra foi criado após a tragédia do dia 09 de julho de 2006, quando um violento incêndio florestal ocorrido naquela freguesia do concelho da Guarda vitimou cinco sapadores chilenos e um bombeiro.

No dia 27, a cidade da Guarda celebra o 819.º aniversário da atribuição de foral pelo rei Dom Sancho I com um vasto programa comemorativo, elaborado pela Câmara Municipal, presidida por Álvaro Amaro, que também inclui diversas atividades culturais e desportivas que serão realizadas a partir do dia 24.

No dia da cidade destaca-se, às 10:45, uma sessão solene, a realizar nos Paços do Concelho, onde será atribuída a Medalha de Mérito do Município ao professor António José Dias de Almeida, à cantora Rosa Antunes, ao padre Eugénio da Cunha Sério (a título póstumo), ao artesão José Pires Freire e ao ciclista David Rodrigues.

Para as 15h15, está marcado o descerrar da placa de toponímia da Avenida José Veiga Simão, no Parque Industrial da cidade.

Pelas 15h45, são inauguradas, no Campus Internacional de Escultura Contemporânea, a Via Pictórica e as novas esculturas do 3.º Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda, que decorreu em junho.

Após a inauguração, às 16:15, do arranjo paisagístico da rotunda da Dorna, segue-se, às 16h45, a inauguração das obras de requalificação dos edifícios municipais da Rua dos Cavaleiros.

No mesmo dia, às 17h15, na Rua da Torre, terá lugar a assinatura da consignação da obra de requalificação da Torre dos Ferreiros.

O programa comemorativo do 819.º aniversário da cidade da Guarda continua no Pavilhão Desportivo Municipal de São Miguel, com o Sarau de Patinagem do NDS (entre as 18 horas e as 20 horas) e com a ligação da iluminação de Natal (18h30).

O Teatro Municipal da Guarda (TMG) acolherá, pelas 21 horas, a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Município da Guarda e a Orquestra Filarmónica Portuguesa.

O dia terminará com um concerto da cantora Áurea, no grande auditório do TMG.


Conteúdo Recomendado