Assembleia Municipal da Covilhã reivindica continuação da construção do IC6

A moção salienta a “necessidade” desta obra, que permitiria a ligação da Cova da Beira, no norte do distrito de Castelo Branco, até Coimbra e Figueira da Foz.

A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou ontem, por unanimidade, uma moção em que reivindica a construção do IC6 até à Covilhã e na qual recomenda à Câmara que exija ao Governo a concretização desta obra.

“É inadmissível lançar para 2024 o início das obras para o troço Tábua/nó da Folhadosa e é incompreensível a ausência de qualquer trabalho previsto para a ligação do nó da Folhadosa/A23 (Tortosendo)”, refere no documento.

Apresentada pelo grupo municipal do PCP e aprovada por todos os eleitos daquele órgão presentes na reunião de hoje, a moção salienta a “necessidade” desta obra, que permitiria a ligação da Cova da Beira, no norte do distrito de Castelo Branco, até Coimbra e Figueira da Foz.

Segundo é referido, a concretização da obra até à Covilhã também se reveste de grande importância no que concerne ao acesso das pessoas aos serviços de saúde e educação e contribuiria para redução de custos na circulação de pessoas, bens e mercadorias.

Salientando que a esta ligação é reivindicada há muito pelas populações, o documento destaca ainda que “a coesão territorial também se faz com a implantação de infraestruturas de mobilidade que façam a ligação das populações do interior com os centros urbanos e o litoral”.

“É tempo de o Governo dar resposta às necessidades das populações, sem desculpas, e deixar de estar à espera da ‘primeira oportunidade’”, acrescenta o texto.

Em 2021, o Governo anunciou que iria alocar 143 milhões de euros das verbas do leilão do 5G para a construção de várias estradas retiradas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) entregue a Bruxelas, entre as quais se conta a concretização do IC6 (entre Tábua (no distrito de Coimbra) e Folhadosa e Estrada da Beira (EN17), no concelho de Seia (Guarda) não tendo, todavia, dado qualquer indicação quanto ao troço que deveria ligar a Folhadosa até à Covilhã.

O IC6 (Itinerário Complementar do Pinhal Interior Norte) foi projetado para ligar o IP3, na zona de Coimbra, à A23, na Covilhã, cujo primeiro lanço entrou em funcionamento em 1997, tem em serviço cerca de um terço do teu trajeto.


Conteúdo Recomendado