António da Ponte nomeado presidente da Fundação Côa Parque

O Diretor Regional de Cultura do Norte, António da Ponte, foi nomeado presidente da Fundação Côa Parque e terá dois meses para “apresentar um diagnóstico da situação” na instituição, anunciou hoje a secretaria de Estado da Cultura.

António da Ponte substitui no cargo Fernando Campos Real e é nomeado a título transitório. Para vogal do conselho de administração, o Governo nomeou ainda Melchior Moreira, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A nova administração terá de apresentar, no prazo de 60 dias – até ao final deste ano – “um diagnóstico” sobre a fundação e propostas para “aperfeiçoar o seu modelo de gestão e o cumprimento da sua missão”, refere a secretaria de Estado da Cultura em comunicado.

Terminado esse prazo, o Governo nomeará um Conselho de Administração definitivo.

A decisão é anunciada dias depois de se saber que os 29 funcionários da Fundação Côa Parque não receberam o salário correspondente ao mês de setembro, uma situação que acontece pela terceira vez este ano.

A Fundação Côa Parque foi criada em 2011 para gerir o Museu do Côa e o Parque Arqueológico do Vale do Côa, com o objetivo de proteger, conservar, investigar e divulgar a arte rupestre, classificada Património Mundial UNESCO em 1998.

Os membros fundadores da Côa Parque são a Direção-Geral do Património Cultural, os ministérios da Economia e do Ambiente, Câmara de Vila Nova de Foz Côa e Associação de Municípios do Vale do Côa.

A Agência Portuguesa do Ambiente, dependente do Ministério do Ambiente, mantém uma dívida de mais 100 mil euros para com a Fundação Côa Parque, enquanto outro fundador, a Câmara de Vila Nova de Foz Côa, deve 17.000 euros, entre outros.


Conteúdo Recomendado