8ª edição do concurso “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras 2019”

Esta é uma iniciativa do Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e da Câmara Municipal da Guarda, que já vai na oitava edição.

O Centro de Estudos Ibéricos, com sede na Guarda, tem abertas, até ao dia 30 de abril, as candidaturas ao concurso de fotografia “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras”, que este ano terá a sua oitava edição.

O projeto Transversalidades – Fotografias Sem Fronteira surge em 2011 com os objetivos de aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade e de fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições de matriz ibérica, recorda a organização.

As imagens recolhidas no âmbito deste concurso serão agrupadas pelos seguintes temas: Património natural, paisagens e biodiversidade, Espaços rurais, agricultura e povoamento, Cidade e processos de urbanização e Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social. As fotografias deverão documentar a diversidade de territórios, sociedades e culturas de diferentes continentes.

As candidaturas são realizadas na página oficial do CEI, onde está disponível o Regulamento completo, modalidades de participação e apoios a atribuir.

Na edição de 2018, o concurso contou com cerca de 800 portfolios submetidos por concorrentes de 60 países, e o resultado foram duas exposições e respetivos catálogos que contemplaram não apenas as fotografias premiadas, mas também outras imagens que demonstravam o mundo em mudança.


Conteúdo Recomendado