Numa iniciativa da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Guia, o programa terá início, pelas 14h30, com a celebração da missa solene na Igreja Matriz, seguida da inauguração da requalificação do adro da igreja.
Pelas 16h30 irá decorrer, no Pavilhão de Festas, uma palestra intitulada “Sabores e Saberes”, conduzida por Jorge Lage, que promete dar a conhecer curiosidades sobre a castanha.
Nos últimos 16 anos, Jorge Lage publicou quatro livros sobre o fruto de outono que aquece as mãos e o estômago. Reformado do Ministério da Educação, com 69 anos, dedicou 16 à investigação da castanha e publicou quatro livros. Para escrever os últimos dois, Memórias da Maria Castanha (2013) e Maria Castanha – Outras Memórias (lançado em novembro de 2016), percorreu milhares de quilómetros pelo país (e até às ilhas), em busca de histórias sobre a relação do povo com a castanha. Antes disso, publicou A Castanha – Saberes e Sabores (2001) e Castanha – Uma Dádiva dos Deuses (2006).
Após a realização da palestra terá lugar a Mostra Gastronómica da Castanha que culminará com um magusto convívio e porco no espeto para toda a população e demais visitantes.
Os interessados em participar na mostra gastronómica da castanha podem inscrever-se ou obter mais informações diretamente na página do facebook da Comissão de Festas ou através do seguinte contacto 919 201 771.
A concurso são admitidos doces e salgados à base de castanha. A participação é possível a título pessoal, bem como a restaurantes, pastelarias e outros. Para os participantes haverá diplomas de participação e troféus para os três primeiros classificados.
Saiba mais sobre a Freguesia de Arrifana aqui.