Junta de Freguesia de Arrifana

Arrifana é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 15,82 km² de área e 661 habitantes (2011). Densidade: 41,8 hab/km².

A Arrifana situa-se a 3 km do limite da cidade da Guarda. Tem 2 autoestradas, a A23 e a A25, ou seja, é o local onde as duas se intersectam.

Apresentação

Desconhece-se a data exata da fundação da Arrifana. Crê-se, no entanto, que terá tido origem na época do domínio árabe. Há registos que nos transportam para o ano de 1753, pelo que se conclui que o seu berço é muito anterior. Pensa-se que o seu nome terá provindo da palavra árabe “arrifes” (mancha de castanheiros), o que nos faz relacionar o nome com a vegetação. Há também quem sugira a ligação da palavra “arrahana” (horta, terreno fértil). A verdade é que em tempos idos, o castanheiro foi aqui muito abundante, pelo que nos inclinamos para a 1ª hipótese. Existe nesta Freguesia um milenar castanheiro (com cerca de 1.200 anos) que é, tão só, o castanheiro mais grosso que existe no país.

A Freguesia de Arrifana é bastante rica em termos de Património, tanto Edificado como Natural. No que concerne ao Património Edificado salientam-se a Igreja Matriz, Capelas, Nichos/Alminhas, Cruzeiros, Fornos Comunitários, Fontes e Fontanários e um Museu. Em relação ao Património Natural têm especial destaque o Castanheiro Milenar e o Miradouro do Cruzeiro.

Envolvência

A Freguesia de Arrifana situa-se num vale a escassos quilómetros da Cidade da Guarda, confrontando a nascente com a Freguesia de Gonçalbocas, a poente com a Freguesia da Guarda e a Freguesia de Alvendre, a norte com a Freguesia de Pêra do Moço e a sul com a Freguesia de Casal de Cinza.
Integram-na as anexas Casas da Ribeira, João Bragal de Cima, João Bravo e Outeiro de S. Miguel.
Em termos de acessibilidades viárias é servida pela A25, A23, EN16 e EN 221.

Outras Informações

EDUCAÇÃO

– Escolas do Ensino Básico de Arrifana e Outeiro de S. Miguel;
– Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca (Liga dos Servos de Jesus), que funciona como internato masculino;

LAZER

– Polidesportivo no sítio Barrocal;
– Campo de Futebol no Poça Barro;
– Salão de Convívio e de Festas.

ASSOCIAÇÕES

O associativismo esteve, desde longa data, presente nesta Freguesia, existindo, no presente, as seguintes associações:

– União Social Desportiva e Cultural de Arrifana
– Grupo de Cantares da Arrifana
– Liga dos Amigos da Arrifana (Liga de Solidariedade Social e Melhoramentos)
– Liga dos Servos de Jesus
– União de Jovens Arrifanenses



Conteúdo Recomendado

Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.