2ª Mostra Gastronómica da Castanha em Arrifana

Sabores e Saberes de Outono serão o mote dos festejos em honra de São Martinho, padroeiro desta freguesia do concelho da Guarda, que irão decorrer no próximo domingo, dia 12 de novembro.

Numa iniciativa da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Guia, o programa terá início, pelas 14h30, com a celebração da missa solene na Igreja Matriz, seguida da inauguração da requalificação do adro da igreja.

Pelas 16h30 irá decorrer, no Pavilhão de Festas, uma palestra intitulada “Sabores e Saberes”, conduzida por Jorge Lage, que promete dar a conhecer curiosidades sobre a castanha.

Nos últimos 16 anos, Jorge Lage publicou quatro livros sobre o fruto de outono que aquece as mãos e o estômago. Reformado do Ministério da Educação, com 69 anos, dedicou 16 à investigação da castanha e publicou quatro livros. Para escrever os últimos dois, Memórias da Maria Castanha (2013) e Maria Castanha – Outras Memórias (lançado em novembro de 2016), percorreu milhares de quilómetros pelo país (e até às ilhas), em busca de histórias sobre a relação do povo com a castanha. Antes disso, publicou A Castanha – Saberes e Sabores (2001) e Castanha – Uma Dádiva dos Deuses (2006).

Após a realização da palestra terá lugar a Mostra Gastronómica da Castanha que culminará com um magusto convívio e porco no espeto para toda a população e demais visitantes.

Os interessados em participar na mostra gastronómica da castanha podem inscrever-se ou obter mais informações diretamente na página do facebook da Comissão de Festas ou através do seguinte contacto 919 201 771.

A concurso são admitidos doces e salgados à base de castanha. A participação é possível a título pessoal, bem como a restaurantes, pastelarias e outros. Para os participantes haverá diplomas de participação e troféus para os três primeiros classificados.

Saiba mais sobre a Freguesia de Arrifana aqui.


Conteúdo Recomendado