Semana Europeia da Mobilidade começa hoje em 57 cidades portuguesas

http://www.ktm-bike.pt/categorias.php?cid=1&col=3&lang=pt

A 13ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro, teve mais adesão este ano em Portugal. 57 cidades aderiram, no ano passado foram 48. O tema este ano é “As Nossa Ruas, A Nossa Escolha”.

Assinala-se também este ano a 15ª edição do Dia Europeu Sem Carros. No entanto, o corte de ruas à circulação automóvel quase desapareceu destas iniciativas.

Há uma década, o cenário era diferente. Muitas autarquias assinalavam esta iniciativa europeia afastando os automóveis do centro das cidades durante um dia, 22 de setembro.

Em declarações à TSF, Tiago Farias, diretor municipal de mobilidade e transportes da Câmara de Lisboa, argumenta que sensibilizar os cidadãos é melhor do que obrigá-los a deixar o automóvel em casa.

Tiago Farias defende também que acabar com a proibição da circulação automóvel durante um dia em algumas ruas não retira impacto à iniciativa e os resultados demonstram isso mesmo.

A Semana Europeia da Mobilidade decorre entre 16 e 22 de setembro, em 57 cidades nacionais que organizam atividades como caminhadas, passeios de bicicleta, workshops, jogos tradicionais e aulas desportivas, de forma livre e gratuita.

A 13ª edição da Semana Europeia de Mobilidade assinala-se em 1.712 cidades, que integram uma lista liderada pela Áustria, Espanha, Hungria e Itália. O tema deste ano é “As Nossa Ruas, A Nossa Escolha” e pretende envolver os cidadãos para uma mobilidade sustentável e para uma vida saudável nas cidades.

 


Conteúdo Recomendado