Ecovia da Guarda inaugurada hoje

Ecovia

A obra que resultou de um investimento de 2,7 milhões de euros tem cerca de 9 km e une as zonas alta e baixa da cidade da Guarda.

A infraestrutura desenvolve-se ao logo de parte do traçado da Via de Cintura Externa da Guarda (VICEG), entre as Lameirinhas e interligando outros bairros da cidade, passando pelo Hospital, Parque Industrial da Guarda e terminando na Estação de Caminhos de Ferro. A Ecovia pretende melhorar a circulação pedonal e permitirá também a circulação de bicicletas. Trata-se de um projeto piloto, pioneiro no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – PEDU e do Centro 2020.

No âmbito das comemorações do 824º Aniversário da Cidade da Guarda, a obra será inaugurada pelas 10h30, na Avenida Francisco Sá Carneiro, junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários da Guard. Na sessão será assinado um Protocolo com o Instituto da Mobilidade e será ainda Hasteada a Bandeira Cidades que Caminham. A estes momentos segue-se uma Caminhada inaugural (9 Km) pela Ecovia que contará com a participação especial da atletaolímpica Rosa Mota. A maratonista, há pouco mais de um mês, bateu o seu próprio recorde mundial na categoria de veteranos (65 – 70 anos) correndo a meia maratona em Valência em 1 hora 25 minutos e 56 segundos, depois de ter conquistado o mesmo feito semanas antes em Riga, na Letónia. A atleta é a convidada especial para a Caminhada Inaugural da Ecovia da Guarda.

Já no período da tarde de sábado, dia 25, pelas 16h00, está prevista a realização da Conferência 25 de Novembro, pela professora da Universidade do Porto, especialista em História Contemporânea, Ana Sofia Matos Ferreira. A iniciativa realizar-se-á no auditório do Museu da Guarda.

Ainda no sábado, às 21h00, numa iniciativa coorganizada com o NDS – Grupo de Cantares “A Mensagem”, realiza-se no pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda o 11º Encontro de Grupos de Cantares Tradicionais da Guarda.

A manhã de domingo, dia 26 de novembro, é inteiramente dedicada à atividade desportiva na cidade da Guarda e começa com a 20ª edição da Invernal de BTT Cidade da Guarda, prova enigmática da região, coorganizada com o Clube de Montanhismo da Guarda, que nesta edição se divide em Maratona com 60 km, Meia Maratona com 35 km e Mini-Maratona com 20 km. A Maratona e a meia maratona têm arranque marcado junto ao Pavilhão de S. Miguel às 9h00 e no Parque Urbano do Rio Diz está previsto o arranque da Mini-Maratona, às 9h45, momento precedido na abertura oficial do Centro de Ciclin’ Portugal – Guarda. A Guarda passa assim a integrar a rede nacional Cyclin’ Portugal, com a criação deste Centro com 11 percursos cicláveis ao longo de 500 km, 80 km dos quais sinalizados. Trata-se de uma infraestrutura desportiva de lazer de acesso gratuito, criada para a prática da modalidade de BTT–XC e de estrada, equipada com instalação permanente de receção/apoio aos praticantes, situada no Parque Urbano do Rio Diz e na Albufeira do Caldeirão. Os percursos cicláveis estão todos disponíveis na página web do Município da Guarda.

No domingo à tarde, às 15h00, será descerrada a Placa de Toponímia: “Rotunda Rádio Altitude”, numa homenagem aos 75 anos da rádio local mais antiga do país. A iniciativa decorre na rotunda de acesso ao Hospital.

Logo de seguida, às 15h30, é inaugurada a escultura Nova Estela, no espaço exterior da BMEL. Trata-se de uma homenagem, a título póstumo, ao padre Francisco de Pina, um sacerdote jesuíta nascido na Guarda em 1586 que cujo percurso religioso passou por uma missão no Vietname, onde viveu nove anos de intensa atividade missionária, de linguista e de interculturalidade. O missionário guardense foi quem introduziu a utilização do alfabeto latino e sinais diacríticos na transcrição dos sons e dos tons da língua vietnamita, que utilizava, na escrita, caracteres chineses. Volvidos alguns séculos, a Comunidade Vietnamita, profundamente reconhecida à obra do Pe. Francisco de Pina, junta-se a esta homenagem na sua terra natal, a Guarda, trazendo do Vietname um monumento memorial criado pelo artista vietnamita NGUYEN HUY ANH. Logo após a inauguração do monumento, às 16h00, decorrerá na BMEL uma Conferência sobre o Padre Francisco de Pina.

PROGRAMA

25 de novembro

10H30| Inauguração da “Ecovia da Guarda”

Av. Francisco Sá Carneiro, junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários da Guarda

– Assinatura de Protocolo com Instituto da Mobilidade – Rede de Cidades e Vilas que Caminham

– Hastear da Bandeira Cidades que Caminham

– Caminhada pela ECOVIA DA GUARDA, com a participação da atleta olímpica Rosa Mota

16h00| Conferência 25 de Novembro
pela professora da Universidade do Porto, Ana Sofia de Matos Ferreira

Museu da Guarda – Auditório

21H00| 11º Encontro de Grupos de Cantares Tradicionais da Guarda

TMG – Pequeno Auditório

Organização|CMG,NDS – Grupo de Cantares “A Mensagem”

26 de novembro

9H00-14H00| Invernal de BTT

Partida: Pavilhão de S. Miguel

Organização| CMG e Clube de Montanhismo da Guarda

9H30| Abertura do Centro Cyclin’ Guarda

Parque Urbano do Rio Diz

9H45| Minimaratona Invernal de BTT

Parque Urbano do Rio Diz

15H00| Descerrar de Toponímia – Rotunda “Rádio Altitude”

Rotunda de acesso ao Hospital

15H30|Inauguração da Escultura Nova Estela, homenagem, a título póstumo, ao Padre Francisco de Pina

BMEL – Espaço Exterior

16H00| Conferência de Homenagem ao Padre Francisco de Pina

BMEL – Sala Tempo e Poesia

27 de novembro

09H30| Homenagem a D. Sancho I
Praça Luís de Camões

Cerimónia Militar – Regimento de Infantaria N. 14, Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana, Núcleo da Guarda – Liga dos Combatentes

10H30 |Hastear da Bandeira

Praça do Município

Comando Distrital da PSP, Corporações dos Bombeiros Voluntários da Guarda, Famalicão da Serra e Gonçalo, Agrupamentos de Escuteiros, Núcleo da Guarda- Escuteiros Adultos da Fraternidade de Nuno Álvares, Associações de Sapadores de Fernão Joanes, Valhelhas e ACRIGUARDA

Banda Filarmónica de Famalicão da Serra, com a participação da cantora Laura Gomes do Centro Cultural da Guarda

10H45| Sessão Solene Comemorativa do 824º Aniversário da Cidade da Guarda

Sala António de Almeida Santos

14h30|Inauguração das Obras de Requalificação do Mercado de S. Miguel da Guarda

Av. da Igreja, Guarda-Gare

15h30|Inauguração das Obras de Requalificação do Parque Infantil da Estação

Lg. Padre Isidro Gomes da Silva

15h50| Inauguração das Obras de Requalificação do Parque Infantil da Sequeira

Lg. do Rosmaninhal, Sequeira

16h15| Inauguração das Obras de Requalificação do Parque Infantil dos Castelos Velhos

Urbanização dos Castelos Velhos

16h40| Inauguração das Obras de Requalificação do Parque Infantil do Pincho

Urbanização da Quinta do Pincho

21h30| Concerto Comemorativo do Dia da Cidade – Paulo de Carvalho

TMG – Grande Auditório


Conteúdo Recomendado