Com esta iniciativa a autarquia pretende “aproximar e sensibilizar todos os participantes para a importância da cultura e do livro.”
Dia 23 de abril, primeiro dia da semana dedicada à Cultura e ao Livro, destacam-se as comemorações do 40º Aniversário da Constituição da República Portuguesa, que vão decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h30, com a presença do Dr. Jorge Lacão, Vice-presidente da Assembleia da República.
Ainda no mesmo dia, e logo de seguida será feita a abertura oficialmente da Feira do livro, patente no átrio principal do Pavilhão dos Desportos, momento em que também tem lugar a apresentação do livro “O livro que não escreveste”, da autora Delfina Maria Pimentel. Pelas 21 horas irá decorrer a atuação do Grupo Musical “Sete Saias”, interpretando os sons da música portuguesa.
Dia 24 de abril, dia que antecede as comemorações do Dia da Liberdade tem lugar pelas 15 horas, a apresentação do livro “A linha do Vale Sabor”, apresentado por Carlos Abreu. Mais tarde é também apresentado o livro “Hominídeo Humanizado”, do escritor António Sá Gué. Para encerrar este segundo dia cultural, pelas 21 horas, irá atuar o Grupo Musical “3 Loucos e 1 são, que não veio”.
No dia 25 de abril será uma vez mais relembrada a revolução dos cravos daquele abril de 1974, com o Hastear das Bandeiras, pelas 10 horas, nos Paços do Concelho, seguindo-se às 11 horas o momento desportivo “Caminhar por Abril/Pela nossa saúde”. De salientar que, também neste dia serão entregues, os apoios à natalidade, uma política contributiva para a revitalização das taxas de natalidade do concelho. Para relembrar aquele dia de Abril, onde pudemos cantar “Somos Livres” vai decorrer pelas 16 horas, o concerto “Canções de Abril”.
A Semana Cultural continua dia 26 de abril, pelas 10 horas, com as ações previstas e voltadas para as crianças do 1ºciclo e Pré-escolar das escolas do concelho com a apresentação do livro infantil “Uma mão cheia de Histórias”, da escritora Lúcia Morgado, onde se pretende incentivar e descobrir o gosto pela leitura.
Dia 27 de abril, decorre uma ação de sensibilização “Maus tratos a crianças”, pelas 14h30, direcionada para os alunos do 2º, 3º ciclo e Secundário, levada a cabo pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e Guarda Nacional Republicana (GNR).
No dia 28 de abril, a Companhia Mundo Brilhante, preenche este dia com sessões lúdicopedagógicas direcionadas para a comunidade estudantil. Durante a manhã terá lugar a palestra “Não Gosto de Ler”, para o 2º e 3º ciclo, e durante a tarde a sessão estará direcionada para o ensino secundário, com a temática “Como falar bem em público”.
A encerrar esta Semana Cultural, irá decorrer pelas 16 horas, a apresentação do livro: “Raia Molhada”, do escritor, Dr. Cesár Gomes, natural de Figueira de Castelo Rodrigo.