Jornadas da História dos Jogos em Portugal decorrem este ano na Guarda

O Teatro Municipal da Guarda irá acolher nos dias 29 e 30 de setembro e 1 de outubro, a 5ª edição das Jornadas da História dos Jogos em Portugal.

Dando seguimento à tendência de itinerância das Jornadas, a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, contando já com mais de 36 anos de história na recolha e divulgação da tradição lúdica tradicional em Portugal, é a entidade local organizadora das V Jornadas realizadas em 2016 na cidade da Guarda.

As Jornadas da História dos Jogos em Portugal (JHJP) teve a sua primeira edição em 2012 por iniciativa da Associação Ludus e do Centro Interuniversitário da História da Ciência e Tecnologia da Universidade de Lisboa, no âmbito do Projeto PTDC/HCT/70823/2006 da FCT.

As JHJP traduzem-se num encontro anual, aberto a todos os interessados em jogos e sua história, filosofia, técnica, entre outros aspetos.

As V Jornadas da História dos Jogos em Portugal terá três dias de duração, cada dia subordinado a uma área específica do jogo. As temáticas serão divididas em quatro painéis distintos de acordo com a área. Haverá duas plenárias, cada uma relacionada com a área do jogo desse dia, que terá como objetivo apresentar uma perspetiva global sobre essa área ou temática dentro dessa área. Haverá ainda duas temas centrais (keynotes) que têm como objetivo a apresentação de estudos científicos relevantes, desenvolvidos por investigadores de referência na área do jogo em que se enquadra o respetivo dia.

As comunicações orais serão selecionadas pela comissão científica, que atestará a sua qualidade científica e adequabilidade a uma das temáticas da conferência. No caso de existir um maior número de propostas de comunicações do que aquelas previstas em programa, será feita uma seleção, por parte da comissão científica, das comunicações para apresentação oral e em poster.

As plenárias e os temas centrais (keynotes) terão uma duração de 25-30 minutos, com 5 minutos adicionais para colocação de perguntas. As comunicações orais terão a duração de 15 minutos+5 minutos de perguntas/discussão.

Na tarde do primeiro dia haverá um programa social que contemplará uma visita à cidade da Guarda apresentando os locais de maior interesse histórico e cultural. Pretende-se que seja um momento descontraído de lazer, promotor de trocas de experiências entre os participantes e criação de sinergias para o futuro. O jantar do primeiro dia será o jantar oficial da conferência e, pretende dar a conhecer os melhores produtos da região ao mesmo tempo que promove o contacto mais sereno entre os participantes e conferencistas. Será o momento ideal para discutir as temáticas abordadas no primeiro dia e estudar cooperações futuras.

Os interessados podem contactar a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda através dos seguintes contactos (+351) 271 221 729, 969 704 309 ou vjornadashistoriajogos@gmail.com.


Conteúdo Recomendado