Seia recebe exposição Museu de Causas

A exposição, de entrada livre, reúne 53 obras de 53 artistas de várias origens geográficas.

A inauguração da exposição do Museu de Causas em Seia realiza-se na Casa Municipal da Cultura de Seia, no dia 09 de março, pelas 18 horas, ficando patente ao público até ao dia 20 de abril de 2019.

Com curadoria do artista plástico Sérgio Reis, a mostra reúne 53 obras de 53 artistas de várias origens geográficas, formações artísticas e sensibilidades estéticas, unidos pela consciência da responsabilidade social do artista.

Para os artistas, as obras de arte abordam questões essenciais, como os direitos humanos, as causas cívicas ou as questões ambientais, apresentando-se como alegorias e ironias críticas ou impactantes protestos, inclusive no modo com mobilizam e combinam diferentes linguagens artísticas, materiais e técnicas.

Entre os artistas que aderiram ao projeto do Museu de Causas encontram-se um conjunto de artistas representativo das artes plásticas do Interior, que abordam problemáticas próprias da interioridade, como o isolamento e a desertificação, mas também os incêndios florestais, a baixa natalidade, a população envelhecida, o desemprego, a emigração, refere uma fonte da organização.

Posteriormente, a exposição integrará a 3.ª Bienal Internacional de Arte de Gaia 2019.

O projeto museológico Museu de Causas / Coleções Agostinho conta com o apoio do Município de Seia.

 

 

 

 


Conteúdo Recomendado