Seia recebe 1º Encontro das Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Câmara Municipal de Seia e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela organizam, amanhã, dia 5 de junho, em Seia, o 1º Encontro das Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas.

O encontro surge na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Direção-Geral dos Livros, Arquivos e Bibliotecas na implementação de redes intermunicipais de bibliotecas públicas municipais, assente num contacto direto e de proximidade com os Municípios e os bibliotecários, que pretende servir de base a um novo tipo de programa de requalificação de serviços, com uma visão inclusiva e diversificada no panorama biblioteconómico nacional.

É neste contexto que começaram a nascer os Grupos de Trabalhos no seio das Comunidades Intermunicipais (aprovadas pela Lei 75/2013 de 12 de setembro), promovendo trabalho em rede descentralizado, de âmbito regional que, ganhando escala, tem fomentado o conhecimento mútuo e reforçado a identidade territorial. Este é o momento de mudança de paradigma, tendo sempre como pano de fundo, a defesa do serviço das bibliotecas públicas, fomentando a cooperação e o trabalho em rede entre bibliotecas, numa lógica de partilha de recursos e serviços.

O Encontro, que terá lugar na Casa Municipal da Cultura de Seia, conta com intervenções de diversos bibliotecários do país, dedicadas aos projetos, oportunidades e desafios das redes de bibliotecas. Os trabalhos iniciam com uma abordagem às redes intermunicipais enquanto estratégia para as bibliotecas públicas, a cargo de Luís Santos e Bruno Eiras, da DGLAB, e com a moderação da Biblioteca Municipal da Covilhã.

No painel da manhã serão intervenientes a Biblioteca Municipal da Sertã (pela Rede de Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo), as bibliotecas municipais do Fundão e de Trancoso e a Biblioteca da Universidade da Beira Interior (pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela) e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (pela Rede de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado), com a moderação da Biblioteca Municipal de Gouveia.

A tarde fica reservada para as apresentações da Biblioteca Pública de Évora (pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central), da Biblioteca Municipal de Alcobaça (pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste), e da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra, painel moderado pela Universidade da Beira Interior.

O terceiro e último painel do encontro conta com intervenções da Biblioteca Municipal de Anadia (pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro) e da Biblioteca Municipal de Beja (pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Baixo Alentejo), com a moderação da Biblioteca Municipal de Trancoso.

O protocolo de cooperação foi assinado a 19 de janeiro de 2017. Recorde aqui:

Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela ligadas em rede e com oferta partilhada


Conteúdo Recomendado