Seia promove Semana da Proteção Civil

Homenagear agentes de proteção civil e promover competências de segurança é o tema subjacente à semana, que se assinala em Seia de 1 a 7 de março.

O Município de Seia organiza em março a Semana da Proteção Civil.

Segundo a autarquia, “a iniciativa tem por objetivos reforçar valores de cidadania, solidariedade, responsabilidade cívica e cultura de segurança, no sentido abrangente e transversal a toda a sociedade. Para o efeito, a organização vai promover ações sistemáticas de prevenção, informação e sensibilização dirigidas a todas as faixas etárias da comunidade, mas também da experimentação de técnicas terapêuticas para lidar com situações potencialmente traumáticas”. A organização da semana cabe ao Serviço Municipal de Proteção Civil, em estreita colaboração com a ANEPC – Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil Beiras e Serra da Estrela, a Guarda Nacional Republicana (GNR), as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Seia, São Romão e Loriga, a Delegação de Seia da Cruz Vermelha Portuguesa e a Unidade Local de Saúda da Guarda – Centro de Saúde de Seia.

O programa inicia no primeiro dia de março, coincidente com o Dia Internacional da Proteção Civil, com demonstrações de meios e agentes de proteção civil junto da comunidade escolar do pré-escolar e 1.º ciclo do concelho. Para o dia 2 de março, está programada uma ação de formação para as juntas de freguesia e oficiais de segurança, no auditório do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, sobre procedimentos de evacuação em situações de emergência, no âmbito do programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras. O domingo reserva uma classe de pilates em grupo dirigida à comunidade, nos Viveiros Florestais da Portela do Arão, com a fisioterapeuta Filipa Campos. Nos dias 4, 5 e 6 está previsto um conjunto de mass training em suporte básico de vida, iniciação aos primeiros socorros, com o SMPC e as Associações de Bombeiros. A primeira é dirigida a instituições com respostas sociais a pessoas portadoras de deficiência e conta com a dinamização da Delegação de Seia da Cruz Vermelha Portuguesa. Na terça e quarta-feira o público alvo é a comunidade escolar (Escola Secundária e EB 2, 3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho). Nestes dias também estão preparados dois workshops. O primeiro acontece na Academia Sénior (dia 5) e é alusivo aos primeiros socorros, com a intervenção do Centro de Saúde de Seia. O segundo workshop (dia 6) tem como temática o uso de equipamentos de extinção de incêndios, estará a cargo das corporações de bombeiros e é dirigido a auxiliares de ação educativa. Para esta quarta-feira está, igualmente, contemplada a implementação do programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras em Loriga.

O programa da Semana da Proteção Civil fecha na quinta-feira (7 de março), com uma ação de formação sobre medidas de autoproteção, dirigida a técnicos e órgãos sociais das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).


Conteúdo Recomendado