Seia comemora Semana Europeia da Mobilidade

O Município convida a população escolar a usufruir da rua sem carros, demonstrando que caminhar e pedalar traz muitos benefícios quer sejam à saúde e ao ambiente.

De 16 a 22 de setembro, integrado nas comemorações da Semana Europeia da Mobilidade do Município de Seia e dando seguimento à sua política de baixo carbono, com especial destaque para a mobilidade suave, a utilização dos transportes urbanos “VaieVem” é gratuita.

Para além do incentivo à utilização dos transportes urbanos, nesta edição da Semana Europeia da Mobilidade a autarquia valoriza igualmente as boas práticas relacionadas com o tema transversal “Caminhar e pedalar em segurança” cujo slogan é “Caminha connosco”. Neste âmbito, a autarquia promove, no dia 18, uma caminhada pelo circuito urbano, com início no largo da Câmara Municipal, às 20h30. 

Por sua vez, dando especial ênfase ao tema da Semana Europeia, o Município convida a população escolar a usufruir da rua sem carros, demonstrando que caminhar e pedalar traz muitos benefícios quer sejam à nossa saúde e ao ambiente.

Neste sentido, no dia 20 de setembro, o trânsito vai estar encerrado no eixo escolar entre a rotunda do Centro Escolar de Seia e a rotunda da Escola Secundária de Seia (rua Cândido dos Reis à rua Dr.º Abel Mota Veiga). O desafio é as crianças e jovens deslocarem-se por modos de transporte ativos e livres de emissões, como andar a pé, de bicicleta, trotinete, skate. A via vai ser ainda preenchida, das 09h às 19h, com um conjunto de atividades lúdicas (carrinhos de rolamentos, campos de jogos, pinturas de rua, slide, circuito Escola Segura, Gym4All, Voleibol, música, etc) para a comunidade escolar, mas também para a restante população.

No sábado, em parceria com o Município, a Associação Empresarial da Serra da Estrela promove, às 19h30, um desfile de moda no Mercado Municipal de Seia. Mais tarde, às 21h30, decorre no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia a apresentação da 25ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a que se seguirá a exibição do filme “Aquarela”, de Victor Kossakovsk. A noite termina com um sunset no Mercado Municipal.

 

Conteúdo Recomendado