Os projetos eleitos abrangem várias áreas de intervenção municipal como desporto e lazer, saúde e bem-estar, cultura e turismo, e serão executados pela autarquia durante o próximo ano.
Segundo a autarquia, “nesta edição, cuja votação terminou no passado domingo, dia 30 de junho, a comunidade voltou a responder positivamente na definição de prioridades de investimento municipal para o orçamento de 2019, envolvendo-se ativamente na votação dos projetos do Orçamento Participativo 2019”.
Assim, dos 17 projetos a votação, de um total de 20 propostas submetidas pelos cidadãos, o projeto “Santiago Com Energia”, que prevê a instalação de um sistema de iluminação, junto dos parques infantil, fitness e de merendas, no parque desportivo em Santiago, foi o que reuniu a votação mais elevada, num total de 633 votos.
Logo atrás na votação, com 592 votos, o projeto “Folhadosa Saudável”, que contempla a criação de um parque de lazer e desporto na zona de recreio do antigo jardim-de-infância de Folhadosa, foi o segundo eleito. Separados por apenas três votos, a construção de um Edifício de Apoio à Piscina em Valezim (429 Votos) e a colocação de sinalética referenciando o património edificado, nas quatro localidades da União das Freguesias de Santa Marinha e São Martinho – “Valorizar o Património” (426 votos), foram outros dois projetos que passaram para execução.
A “Rota de Homenagem aos Pilotos da RAF” (418 Votos), que integra a criação de uma derivação pedestre da rota da Garganta de Loriga para o local da “queda do avião”, em Loriga, o “Levado ao Movimento – Circuito com Máquinas Fitness em diversos locais de São Romão (396 Votos) e o “Telescópio Astronómico e Equipamento de Apoio” para o Observatório Astronómico de Travancinha (396 votos) também foram projetos validados pela comunidade. No fim da lista, mas entre os dez projetos eleitos, encontram-se o “Circuito de Manutenção ao Ar Livre” em Paranhos da Beira (388 Votos); “Todos em movimento na Freguesia de Tourais e Lages” (385 Votos) e o “Parque Saúde – Parque Geriátrico e Circuito de Manutenção” em Pinhanços (381 Votos).
“Neste orçamento participativo foram contabilizados um total de 7500 votos, quase o dobro da votação do ano passado, o que significa um forte envolvimento dos munícipes naquele que é o mecanismo colocado à sua disposição para intervir no orçamento municipal, concretamente no que diz respeito a 125 mil euros, sendo que para cada proposta foi estabelecido um limite de 12.500€ (IVA incluído)” acrescenta a autarquia”.