“Santiago Com Energia” reúne maior votação da 4ª edição do Orçamento Participativo de Seia

A Câmara Municipal revelou no passado dia 3 de julho no decorrer das Comemorações do Feriado Municipal, os dez projetos vencedores da quarta edição do Orçamento Participativo (OP) de Seia.

Os projetos eleitos abrangem várias áreas de intervenção municipal como desporto e lazer, saúde e bem-estar, cultura e turismo, e serão executados pela autarquia durante o próximo ano.

Segundo a autarquia, “nesta edição, cuja votação terminou no passado domingo, dia 30 de junho, a comunidade voltou a responder positivamente na definição de prioridades de investimento municipal para o orçamento de 2019, envolvendo-se ativamente na votação dos projetos do Orçamento Participativo 2019”.

Assim, dos 17 projetos a votação, de um total de 20 propostas submetidas pelos cidadãos, o projeto “Santiago Com Energia”, que prevê a instalação de um sistema de iluminação, junto dos parques infantil, fitness e de merendas, no parque desportivo em Santiago, foi o que reuniu a votação mais elevada, num total de 633 votos.

Logo atrás na votação, com 592 votos, o projeto “Folhadosa Saudável”, que contempla a criação de um parque de lazer e desporto na zona de recreio do antigo jardim-de-infância de Folhadosa, foi o segundo eleito. Separados por apenas três votos, a construção de um Edifício de Apoio à Piscina em Valezim (429 Votos) e a colocação de sinalética referenciando o património edificado, nas quatro localidades da União das Freguesias de Santa Marinha e São Martinho – “Valorizar o Património” (426 votos), foram outros dois projetos que passaram para execução.

A “Rota de Homenagem aos Pilotos da RAF” (418 Votos), que integra a criação de uma derivação pedestre da rota da Garganta de Loriga para o local da “queda do avião”, em Loriga, o “Levado ao Movimento – Circuito com Máquinas Fitness em diversos locais de São Romão (396 Votos) e o “Telescópio Astronómico e Equipamento de Apoio” para o Observatório Astronómico de Travancinha (396 votos) também foram projetos validados pela comunidade. No fim da lista, mas entre os dez projetos eleitos, encontram-se o “Circuito de Manutenção ao Ar Livre” em Paranhos da Beira (388 Votos); “Todos em movimento na Freguesia de Tourais e Lages” (385 Votos) e o “Parque Saúde – Parque Geriátrico e Circuito de Manutenção” em Pinhanços (381 Votos).

“Neste orçamento participativo foram contabilizados um total de 7500 votos, quase o dobro da votação do ano passado, o que significa um forte envolvimento dos munícipes naquele que é o mecanismo colocado à sua disposição para intervir no orçamento municipal, concretamente no que diz respeito a 125 mil euros, sendo que para cada proposta foi estabelecido um limite de 12.500€ (IVA incluído)” acrescenta a autarquia”.


Conteúdo Recomendado