Sabugal organiza feira para divulgar “o que de melhor se produz” na área das energias

A cidade do Sabugal recebe de sexta-feira a domingo a 4.ª edição da ENERTECH – Feira das Tecnologias para a Energia, que pretende “dar a conhecer o que de melhor se produz na área das energias”.

A ENERTECH é uma feira marcadamente tecnológica, direcionada para o setor das energias renováveis, tecnologias e eficiência energética, que vai decorrer no Pavilhão Multiusos ExpoSabugal, no âmbito da estratégia “Sabugal, fonte de energia natural”.

É organizada pelo município do Sabugal, em parceria com a ADES – Associação Empresarial do Sabugal, a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, os Institutos Politécnicos da Guarda e de Castelo Branco e a Universidade da Beira Interior (Covilhã).

A iniciativa “é hoje uma feira reconhecida e firmada no mercado, que procura em cada edição dar a conhecer o que de melhor se produz na área das energias”, segundo a organização.

É por essa razão, de acordo com a fonte, que “tem vindo a crescer ao longo dos anos, tendo começado com 30 expositores em 2016 e estando previstos mais de 100 expositores para a edição de 2019”.

Os promotores pretendem que o evento anual “seja um espaço de partilha de conhecimentos, catalisador de negócios e de parcerias estratégicas, mas também um local onde cada família poderá passar algum tempo, aproveitando para conhecer as multivariadas soluções energéticas disponíveis no mercado”.

“Os desafios energéticos que o país tem pela frente, com o constante aumento de consumos de energia elétrica, obriga à dinamização das políticas de sustentabilidade e de eficiência energética”, apontam.

Do programa da ENERTECH 2019, destaca-se, na sexta-feira, a partir das 15 horas, a realização da conferência “Energias do Futuro”, onde será abordado o tema da energia solar e a oportunidade do hidrogénio.

Estão também agendadas sessões de demonstração de equipamentos e de maquinarias, ateliês de energia dirigidos aos mais novos, exposições temáticas, exposição e venda de produtos locais (desde o artesanato à gastronomia) e momentos musicais, entre outras atividades.

No domingo, pelas 10 horas, realiza-se uma caminhada pela União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António, que inclui um pequeno percurso de âmbito ambiental e paisagístico que inicia e termina no Pavilhão Multiusos ExpoSabugal.

As edições anteriores da ENERTECH abordaram os temas da valorização da floresta e biomassa (2016), da energia e da eficiência energética (2017) e da floresta, água e energia (2018).

A feira tem como público-alvo consumidores finais, profissionais do setor, produtores energéticos, microprodutores de energia, instituições públicas, associações empresariais, empresários e gestores.

A cerimónia de abertura do certame anual está marcada para as 14 horas de sexta-feira e a sessão de encerramento ocorre pelas 19 horas de domingo.


Conteúdo Recomendado