Sabores de outono para degustar em Seia

O próximo fim de semana é rico em saberes e sabores no concelho serrano.

Da tradicional Feira dos Santos em Travancinha, no dia 1, passando pela Festa das Sopas dos Bombeiros de Loriga, no dia 2, à Festa da Castanha na Lapa dos Dinheiros, no dia 3, são várias as opções de degustação no concelho de Seia.

No dia de todos os santos, a Confraria da Feira dos Santos, em Travancinha, mantém viva a tradição no recinto da capela de Nossa Senhora das Virtudes. Os vendedores ambulantes ocupam o recinto e anualmente milhares de pessoas procuram a feira que é famosa principalmente pelos seus torresmos. A carne é comprada na feira, para depois ser cozinhada ao ar livre pelo visitante, uma forma única de saborear a carne de porco confecionada nas típicas caçoilas de barro.

No dia seguinte, a 2 de novembro, a proposta de degustação ruma a Loriga, mais propriamente ao quartel dos Bombeiros Voluntários, onde acontece mais uma edição, a nona, da Festa das Sopas. As opções de sopas são variadas, com a receita a reverter a favor da Associação Humanitária.

No domingo, 3 de novembro, a Lapa dos Dinheiros, festeja os saberes e sabores de outono mais típicos desta aldeia em mais uma edição da Festa da Castanha.

O fruto tem um especial significado nesta Aldeia de Montanha, pela sua abundância nos 18,15 hectares de Castanheiros do Souto da Lapa dos Dinheiro – uma verdadeira reserva da árvore. É, pois, sobre este cenário que se inicia o programa de animação da Festa da Castanha. Atravessando grande parte do souto, logo pela manhã, os participantes são convidados para um passeio pela Rota da Caniça, um dos 14 percursos pedestres das Aldeias de Montanha.

Posteriormente, a partir das 11h00, no largo D. Dinis, abre o mercado de Sabores da Aldeia, um convite para degustar a típica castanha e outros derivados confecionados tendo como base este fruto, a que se seguirá o tradicional almoço comunitário.

Neste ambiente festivo, com música e danças tradicionais, terá ainda lugar mais uma edição do concurso “Castanha Saberes e Sabores” um concurso da melhor iguaria feita com castanha, dirigido aos restaurantes, pastelarias e público em geral do concelho, valorizando este recurso endógeno, outrora de grande importância para a economia familiar, e a degustação da Sopa da aldeia (castanha com perdiz, shitake e legumes da horta).

O dia termina, como dita a tradição, com o habitual magusto com caruma.


Conteúdo Recomendado