Romaria de Nossa Senhora da Assedace celebra a transumância em Gouveia

As atividades são de caráter gratuito, sendo, no entanto necessária inscrição prévia.

A romaria de Nossa Senhora de Assedace, que vai decorrer no dia 8 de setembro, nos Casais de Folgosinho, no concelho de Gouveia é um evento anual que “assinala a celebração da transumância”.


Segundo a autarquia de Gouveia, no distrito da Guarda, a romaria evoca a descida dos rebanhos da serra da Estrela e o sagrado e o profano fundem-se “num misto de agradecimento, devoção e festa”.


“A Nossa Senhora da Assedace é, por excelência, a protetora dos pastores e do gado da serra da Estrela, sendo a sua capela, isolada nos Casais de Folgosinho e situada a 935 metros de altitude, consequentemente um local de culto, peregrinação, promessas e bênçãos”.


A festa começa no dia 7, “acorrendo muitas pessoas ao local para ali pernoitarem e viverem intensamente o ambiente de fé e festa em torno da Nossa Senhora da Assedace”.


O programa do dia 8 inicia-se pelas 07h30, com concentração junto à capela, para, pelas 08h00, decorrer a caminhada interpretativa pelos Casais de Folgosinho.


A Romaria dos Rebanhos é o “ponto alto da festa” e encontra-se marcada para as 10h00, seguindo-se depois as celebrações religiosas da Eucaristia e da Procissão, organizadas pela Irmandade das Almas e conduzidas pelo pároco de Folgosinho.


No período da tarde, haverá, ainda, lugar para a tradicional merenda e para a arrematação de oferendas.
Esta tradição integra a rede cultural “Terras da Transumância”, integrada pelos municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, com o objetivo de valorizar o património do território e aumentar o número de visitantes a locais emblemáticos de património cultural e natural.


As atividades são de caráter gratuito, sendo, no entanto necessária inscrição prévia, que poderá ser feita até ao dia 6 de Setembro, no Posto de Turismo de Gouveia ou através de email (turismo@cm-gouveia.pt).


Conteúdo Recomendado