Esta obra faz parte do Plano Nacional de Leitura e das metas curriculares do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, público ao qual se destina esta peça que será apresentada em várias sessões ao longo do dia.
Dar a conhecer esta obra através de outra forma de arte – o teatro – e aproximá-la do público escolar de uma forma mais lúdica ´de o principal objetivo desta iniciativa da Câmara Municipal pretende.
Como escreve Luísa Dacosta nas primeiras páginas, “Robertices” pretende recordar a tradição popular dos espetáculos de rua com os toscos robertos que tanto maravilharam crianças e adultos “no tempo em que havia tempo para ter tempo e um dia sem escola podia ser uma eternidade” (p.13).
O livro de Luísa Dacosta, recentemente falecida, serviu de inspiração aos quatro atores que ao longo do espetáculo contam histórias de outros tempos e divertem as crianças. A “História da Carochinha”, um rato com uma cauda com 8 metros de comprimento e o freguês caloteiro, são algumas das personagens que divertem os alunos.
O espetáculo da Companhia AtrapalhArte tem interpretação de Daniela Claro, Gonçalo Babo, Paulo Ribeiro e Fernando Alves.