Restaurante Colmeia foi considerado o melhor nos Prémios Beira Interior Gourmet

O concurso gastronómico Beira Interior Gourmet decorreu de 10 de julho a 10 de agosto e envolveu mais de três dezenas de restaurantes da região.

O concurso gastronómico Beira Interior Gourmet decorreu de 10 de julho a 10 de agosto e envolveu mais de três dezenas de restaurantes da região. E a entrega dos prémios está a decorrer agora no grande auditório do Teatro Municipal da Guarda. O restaurante Colmeia, na Guarda, foi considerado o melhor nos Prémios Beira Interior Gourmet


A ideia já tinha sido pensada há algum tempo, mas só agora conseguimos colocar em prática como explicou o presidente da Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior (CVRBI), Rodolfo Queirós, “há poucos vinhos da Beira Interior nas cartas de vinhos dos restaurantes da região e este será em primeiro lugar um incentivo para a restauração da região”. Acrescentou ainda que todos os restaurantes que participaram “foram todos uns grandes vencedores, porque fazer parte deste guia demonstra uma grande coragem!”. A segunda edição já está a ser pensada, com algumas novidades, e deverá decorrer em março ou abril, adiantou o presidente.


Fernando Melo, que foi o presidente do júri, constituído por um total de 14 personalidades de diversas áreas, destacou a qualidade dos restaurantes e a dificuldade que os restaurantes estão a passar nesta altura de pandemia. “Nós não temos dúvidas dos resultados e foi muito bom chegarmos ao fim e sentirmos isso” concluiu o presidente do júri, que acrescentou que este evento servirá para “mudar atitudes e comportamentos”.


“Vimos celebrar a vitória da Beira Interior e isto hoje é uma festa!” exclamou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, que de imediato assumiu o compromisso de “ajudar a aumentar a notoriedade deste evento para ter peso do ponto de vista nacional na próxima edição”.
Recorde-se que o concurso teve como objetivo a promoção dos Vinhos da Beira Interior e o seu “casamento” com as várias gastronomias e em particular com a gastronomia tradicional da Beira Interior, elegendo-os como vinhos indispensáveis ao acompanhamento equilibrados dos menus como explicou o presidente, Rodolfo Queirós.


Os restaurantes inscreveram-se em três categorias: Cozinha tradicional/regional; cozinha criativa/evolutiva e Cozinha Europeia e do mundo. O menu a concurso foi composto por entrada, prato principal e sobremesa que foram acompanhados por Vinhos da Beira Interior certificados inseridos na carta de vinhos do restaurante.


No final o concurso premiou o “Melhor Restaurante”, o “Melhor Cozinha tradicional/Regional, o “Melhor Cozinha Criativa/Evolutiva” e o “Melhor Cozinha Europeia e do mundo”, “Revelação”, “Melhor Promoção”, “Melhor Carta de Vinhos”, “Melhor Entrada”, “Melhor Prato Principal, “Melhor Sobremesa” e por fim, Diploma de Ouro e Diploma de Prata. Já em seguida divulgamos os premiados.

Veja AQUI em direto.



Conteúdo Recomendado