Segundo a Câmara Municipal de Belmonte a assinatura do protocolo que prevê a criação de um pólo no concelho para ministrar alguns módulos de MBA, “para além da construção de um Hotel, uma Escola de Hotelaria e uma incubadora de empresa”, terá lugar na próxima sexta-feira (16 horas), no jardim lateral à Biblioteca Municipal de Belmonte, onde estarão presentes os responsáveis da “Swiss School of Economics”.
O presidente da Câmara Municipal considera que esta é uma oportunidade única para o concelho até porque a iniciativa partiu dos parceiros suíços que acharam que Belmonte tinha uma situação geográfica e todas as condições para aquilo que querem fazer em Portugal. O autarca espera que o projeto permita “abrir portas para o resto da Europa e também para os países de língua portuguesa”, este projeto pode ser “uma verdadeira pedrada no charco para o concelho”.
O presidente da Câmara de Belmonte acrescentou que a gestão desta escola vai ficar a cargo de uma fundação que pode ficar sediada em Belmonte. Durante esta deslocação o autarca vai também abordar, com os responsáveis suíços, a possibilidade de se assinarem protocolos para cedência de instalações.
Durante esta deslocação os responsáveis vão também equacionar a melhor forma para concretizar esta iniciativa dado que a Suíça não é um país membro da união europeia e como tal não subscreveu a declaração de Bolonha, que foi implementada com o objetivo de uniformizar as condições de frequência e de equivalência de graus em todo o espaço Europeu.
O presidente da Câmara de Belmonte já esteve na Suíça com o intuito de conhecer de perto aquela universidade e os seus responsáveis, agora uma comitiva suíça vai estar esta semana em Belmonte para apresentar o projeto educativo. António Dias Rocha tem expectativas “muito boas em relação a esta intervenção” e espera que o projeto se concretize na vila de Belmonte.