Reflorestar o Bogalhal em Pinhel

Esta ação de reflorestação vai contar com a participação de cerca de 850 participantes.

No âmbito do projeto Reflorestar Pinhel, iniciado em outubro de 2017, o Município de Pinhel e o Agrupamento de Escolas de Pinhel vão proceder à plantação de algumas centenas de sobreiros num terreno situado na localidade de Bogalhal, freguesia de Valbom / Bogalhal.

A iniciativa realiza-se no próximo dia 16 de maio, Dia Nacional da Agricultura, a partir das 09h30, e conta com a participação do Executivo Municipal e de todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Pinhel, além da colaboração de outras entidades tais como a Forum Estudante, a Confederação de Agricultores de Portugal, a GNR de Pinhel e os Bombeiros Voluntários Pinhelenses. Esta ação de reflorestação vai contar com a participação de cerca de 850 participantes segundo a autarquia.

De sublinhar, que parte dos sobreiros que agora vão ser transplantados foram semeados pela comunidade escolar a partir da recolha de bolotas, enquanto que outra parte foi oferecida pela Forum Estudante e pela CAP.

Recorde-se que o projeto Reflorestar Pinhel partiu do grupo de Biologia do Agrupamento de Escolas de Pinhel, no início do ano letivo em curso. Tendo em conta que urgia minimizar os impactos negativos dos incêndios que em 2017 afetaram o concelho, a autarquia pinhelense associou-se a esta iniciativa desde a primeira hora, tendo dado todo o apoio necessário, desde a fase da apanha das bolotas à preparação do terreno que vai acolher os pequenos sobreiros que entretanto estiveram a crescer na Estufa Municipal.


Conteúdo Recomendado